Sumitomo Chemical reforça compromisso com a pecuária sustentável brasileira com lançamento
Companhia lança sua nova linha de Pastagem e traz ao mercado um herbicida inédito

Companhia lança Portfólio E, sua mais nova linha de Pastagem e traz ao mercado o inédito herbicida, Tempest®? E com formulação exclusiva para o manejo de plantas daninhas de difícil e extrema dificuldade de controle
Com base no Conceito E, nome dado aos compromissos da Sumitomo Chemical com toda a cadeia produtiva da pecuária brasileira, apoiada nos pilares da Experiência, Excelência, Eficiência e Equilíbrio, a companhia reúne hoje (18), pela primeira vez, cerca de mil pecuaristas e parceiros comerciais numa conexão presencial e online para lançar ao mercado sua mais nova linha de Pastagem, o Portfólio E, já com solução inédita, o herbicida Tempest®? E. A ocasião especial, batizada de Jornada de Excelência, é realizado em São Paulo e conta com a transmissão simultânea para 26 municípios de 12 estados brasileiros.
“Esse movimento oficializa e celebra o propósito da companhia no Brasil juntos de quem nos move: o pecuarista. Também inaugura a nova fase de nosso portfólio sob o guarda-chuva estratégico do Conceito, que fundamenta o nosso jeito de cuidar do pasto”, afirma o diretor comercial de Pastagem da Sumitomo Chemical, Paulo Pimentel.
Lançamento Tempest®? E
O Tempest®? E, um herbicida seletivo de ação sistêmica, chega como protagonista no controle de plantas daninhas de difícil e extrema dificuldade de controle das pastagens. E, marca um passo ainda maior na evolução da linha Pastagem da Sumitomo Chemical, trazendo a tradição e qualidade da cultura japonesa orientadas a solucionar os desafios dos pecuaristas.
A formulação inédita desse lançamento alia alto espectro de controle, eficácia comprovada e elevada seletividade, o que permite ao pecuarista uma pastagem limpa e vigorosa, aumentando a produção de massa verde por hectare e, consequentemente, elevando o potencial de arrobas por área.
A tecnologia não causa fitotoxicidade, oferecendo segurança na aplicação e preservando o capim. Outro diferencial está em sua concentração, que exige menor volume por hectare quando comparado a concorrentes, proporcionando benefícios logísticos, financeiros e sustentáveis, já que reduz a quantidade de embalagens e reforça o compromisso com a eficiência no uso dos recursos.
“Quanto maior a incidência de plantas daninhas, menor é a qualidade da pastagem, já que as invasoras competem por luz, nutrientes, água e espaço, além de hospedar pragas que comprometem o desenvolvimento da área. Uma pastagem limpa e fortalecida possibilita aumentar o número de cabeças por hectare, ampliando o plantel e melhorando a rentabilidade. O Tempest®? E responde a essa necessidade, posicionando-se como a solução mais completa para o controle de invasoras resistentes e de difícil manejo”, destaca o Gerente de herbicidas da Sumitomo Chemical, Luciano Teixeira.
Na prática, isso se traduz em mais simplicidade na lida diária: menos produto para dosar, transportar, armazenar e menos embalagens para o time de campo descartar. “Tempest®? E entrega controle efetivo das plantas daninhas e também traz eficiência e praticidade operacional, liberando mais tempo e recursos para o pecuarista focar no que realmente importa: aumentar a produtividade da produção e da fazenda. Nossa missão é apoiar o pecuarista para que ele produza mais arrobas com equilíbrio econômico e ambiental”, ressalta Teixeira.
Conceito E
O Conceito E é um propósito criado pela Sumitomo Chemical para proporcionar ao pecuarista brasileiro uma experiência positiva que une excelência no uso do solo, eficiência econômica e equilíbrio entre o meio ambiente e o sistema produtivo. Mais do que um posicionamento, trata-se de um compromisso da companhia em apoiar a pecuária nacional com soluções e iniciativas que gerem valor sustentável, produtividade e segurança para o campo.
Desse propósito nasceu a Expedição da Produtividade, projeto que leva ao produtor um conjunto de informações práticas para apoiar a tomada de decisão e promover ganhos reais em eficiência e qualidade. A ação oferece um diagnóstico sobre o momento da propriedade e indica os investimentos necessários para potencializar os resultados no manejo da pastagem, ampliando sua capacidade de suporte animal. Já em sua segunda edição, a iniciativa percorreu mais de 1,5 mil propriedades em todo o Brasil, totalizando mais de 800 mil hectares avaliados nas principais regiões produtoras do país.
Pastagem nos Une
O evento Jornada de Excelência inicia a conexão entre tradição, inovação, pesquisa, futuro e sustentabilidade, ponto de partida da Sumitomo Chemical, uma empresa de origem japonesa, que em 2025 está completando 50 anos de atuação no Brasil e cinco anos de presença no varejo de insumos agrícolas. Para celebrar as importantes datas e estar cada vez mais conectada com seus clientes, a companhia lançou o posicionamento de marca com o tema “Pastagem nos Une”.
A união entre os valores japoneses e a vivência em solo brasileiro que deu a origem ao nosso jeito de cuidar do pasto. Esse cuidado, que vem do coração, nos conecta com quem está na lida, nos conduz à excelência e nos impulsiona em direção a um propósito comum. “A união está presente em tudo o que fazemos. Ao cuidar da pastagem, cuidamos do futuro. Dia após dia, confirmamos que a pastagem não é apenas o que alimenta o gado – é o que sustenta nossos sonhos, nossa história e o amanhã que estamos construindo”, afirma Pimentel, diretor de Pastagem da Sumitomo Chemical.
Mercado
O impacto da inovação chega em um momento estratégico para o Brasil no cenário global de proteínas. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), em agosto de 2025 o país exportou 299,4 mil toneladas de carne bovina, volume 20,7% superior ao registrado no mesmo mês de 2024 e o segundo maior da série histórica, atrás apenas de julho deste ano. A China manteve a liderança, importando 161 mil toneladas, o equivalente a 53,7% do total embarcado, seguida por Rússia (14,2 mil t), México (13,3 mil t), Chile (12 mil t) e União Europeia (11,2 mil t). Já os Estados Unidos registraram retração significativa, embarcando 9,3 mil toneladas em agosto, queda de 51,1% em relação ao mesmo período do ano anterior,mas permanecem como o segundo principal destino da carne bovina brasileira no acumulado de 2025.
Sobre a Sumitomo Chemical - Soluções para o Agro
Sediada em Tóquio, no Japão, a Sumitomo Chemical - Soluções para o Agro é uma das principais empresas de pesquisa e desenvolvimento de inovações para o campo no mundo. Fundada em 1913, está presente em mais de 180 países, com cerca de 34 mil funcionários. Na América Latina, a companhia opera com soluções para a agricultura e saúde ambiental, com o objetivo de promover o bem-estar e oferecer propostas sustentáveis para a produção de alimentos e a saúde da sociedade. No Brasil, a Sumitomo Chemical realiza suas atividades a partir de um escritório central, localizado em São Paulo (SP), um centro de pesquisas em Mogi Mirim (SP), um centro de inovação e uma fábrica, ambos em Maracanaú (CE), além de contar com unidades de distribuição e equipe técnica altamente capacitada em todo o território nacional. É signatária do Pacto Global e promove ações para contribuir com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que estipula metas para transformar o mundo até 2030.