CI

Reabertura de frigorífico evita maior queda de empregos no agronegócio gaúcho

Setor de fabricação de produtos de fumo liderou os desligamentos em agosto, indicando um comportamento que marca o período



Pelo quinto mês consecutivo, a Fundação de Economia e Estatística (FEE) aponta mais demissões do que admissões no setor do agronegócio do Rio Grande do Sul. Em agosto, o saldo negativo ficou em 2.521 postos de trabalho com carteira assinada. O saldo só não foi pior porque a reabertura do frigorífico da Marfrig, em Alegrete, amenizou a safra de desaquecimento do mercado.

No ano - janeiro a agosto, o resultado ainda é positivo, com saldo de 3.223 empregos, 1.212 a mais que o desempenho do mesmo período de 2016, quando foram criados 2.011 empregos. Em agosto, dois dos três segmentos do agronegócio gaúcho registraram saldo negativo de vagas.

A perda mais substancial, apontou a FEE, foi no segmento “depois da porteira”, com atividades agroindustriais e de comércio atacadista, que teve corte de 2.594 postos. Segundo a fundação, o setor de fabricação de produtos de fumo liderou os desligamentos em agosto, indicando um comportamento que marca o período. O saldo negativo foi de 3.443 empregos.

A desmobilização do setor, que se concentra em Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires, começou em junho e se estende até o fim do ano, explica o coordenador do Núcleo de Estudos do Agronegócio da FEE, Rodrigo Feix. Abate e fabricação de produtos de carne teve saldo positivo, com 751 postos. É efeito da reabertura do frigorífico que voltou a processar bovinos, observou Feix. “Dentro da porteira”, como costumam se referir os analistas e que reúne as atividades características da agropecuária, houve diminuição de 91 postos de trabalho em agosto.

SIND. DOS TRAB NA IND DE ALIMENTA/DIVULGAÇÃO/JC 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.