Milho silagem mantém bom potencial
Lavouras de milho silagem seguem em crescimento
Foto: Canva
O Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta quarta-feira (19) indica que o potencial produtivo das lavouras de milho destinadas à silagem permanece elevado no Rio Grande do Sul. De acordo com o documento, no Noroeste Colonial “os cultivos iniciaram a formação de espigas, com excelente desenvolvimento e previsão de bons rendimentos produtivos”.
Já no Médio Alto Uruguai, as áreas atingidas por granizo passam por preparos para ressemeadura, enquanto o plantio segue de forma escalonada para reduzir riscos associados ao fenômeno La Niña.
Para a safra 2025/2026, a Emater/RS-Ascar projeta área total de 366.067 hectares e produtividade de 38.338 kg/ha. Na região de Erechim, “50% dos cultivos estão em crescimento vegetativo e 50% iniciaram o pendoamento”, com a silagem sendo comercializada a R$ 650,00 por tonelada.
Na região administrativa de Pelotas, as lavouras apresentam boas condições sanitárias e permanecem em crescimento vegetativo. A área prevista para esta safra deve alcançar 17.813 hectares. Já na região de Santa Maria, a semeadura atingiu 65% dos 11.485 hectares projetados.