Milho-verde mantém ritmo com clima
Condições climáticas favorecem milho-verde em Lajeado
Foto: Canva
O Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar na quarta-feira (19) aponta que, na região administrativa de Lajeado, em Cruzeiro do Sul, o milho-verde segue em entressafra de comercialização. Segundo o documento, “os agricultores seguem realizando o plantio de forma escalonada, em intervalos quinzenais, com o objetivo de garantir oferta contínua do produto durante o período de colheita, que se intensifica a partir de novembro”.
Nas áreas semeadas no final de julho, a cultura está em fase de formação e enchimento de grãos. De acordo com a Emater/RS-Ascar, esse milho apresenta “desenvolvimento vegetativo e reprodutivo adequado”, sem registro, até o momento, de pragas ou doenças de impacto econômico. O informativo destaca que as condições climáticas atuais têm permitido o avanço do ciclo da cultura e que a continuidade de temperaturas elevadas durante o dia, amenas à noite e chuvas regulares tende a favorecer o enchimento de grãos.
A entidade orienta que os produtores mantenham atenção ao monitoramento fitossanitário, especialmente para lagartas e doenças foliares, que podem ganhar intensidade com maior umidade e calor. No mercado, o preço do milho-verde na Ceasa de Porto Alegre oscila entre R$ 3,50 e R$ 4,00 por bandeja com três unidades.