CI

Suinocultura é debatida em Barra do Rio Azul

Encontro de Suinocultores reuniu produtores ligados à atividade do Barra do Rio Azul e de Itatiba do Sul


O Encontro de Suinocultores realizado em Barra do Rio Azul na última quarta-feira (15/05), no Centro de Eventos, reuniu produtores ligados à atividade do município e de Itatiba do Sul. O evento foi organizado pela prefeitura de Barra do Rio Azul, Emater/RS-Ascar e Núcleo de Suinocultores, com apoio das integradoras CooperAlfa, Coperdia e BRF.

Na abertura, o prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, destacou a importância das parcerias com as entidades locais e ressaltou a produção municipal de suínos, que fechou o ano de 2018 com 71 mil cabeças abatidas, ocupando a 32ª colocação estadual e a 3ª na região do Alto Uruguai. Arruda também falou da importância dos programas municipais que auxiliam o desenvolvimento das propriedades, fixam as famílias no meio rural e oportunizam a melhoria do nível socioeconômico delas.

A prefeita de Itatiba do Sul, Adriana Kátia Tozzo, enfatizou os programas de incentivo que a Administração Municipal está implementando e o rápido crescimento da suinocultura em seu município.

O presidente do Núcleo dos Suinocultores, Evaldo Fiabani, falou da importância da cadeia suinícola para o desenvolvimento do município. O médico veterinário Fabrício Haubert, representando a Aurora Alimentos, destacou importância da atividade para a melhoria no retorno de ICMS para os municípios e também o aumento da receita familiar dos produtores.

O gerente regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Gilberto Tonello, elogiou a administração pública de Barra do Rio Azul e Itatiba do Sul pelos investimentos no setor agropecuário, com programas municipais que desenvolvem as pequenas propriedades rurais.

Após abertura com pronunciamentos foram ministradas as palestras. Na primeira palestra, o extensionista da Emater/RS-Ascar, Jair Francisco Zorzanello, apresentou a Situação Atual da Suinocultura em Barra do Rio Azul, com dados que representam o forte crescimento da atividade nos últimos anos.

Em seguida, o médico veterinário e coordenador técnico da Boehringer Ingelheim, Ricardo Lippke, falou sobre Uso Prudente da Medicação na Suinocultura. Encerrando as palestras, o médico veterinário e gerente comercial da empresa Zinpro, Ton Kramer, abordou o tema Meu mundo além da porteira.

O evento encerrou com almoço de confraternização à base de carne suína.

Na avaliação do público presente, o encontro foi de grande valia, pois trouxe conhecimento técnico e oportunizou a troca de experiências entre os suinocultores.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.