CI

Agricultores familiares participam da 17° Festa Nacional do Moranguinho

No município, cerca de 80 famílias trabalham com a produção de morango


Rico em vitaminas, com um sabor incomparável e um vermelho de encher os olhos, o morango é o centro das atenções desse mês no município de Bom Princípio, no Rio Grande do Sul (RS). A pequena cidade gaúcha recebe a 17° edição da Festa Nacional do Moranguinho, um jeito alegre de celebrar o fruto. O evento reúne diversas atrações desde o dia 7 de setembro e segue com a programação até o dia 24, com muito morango, estandes da agricultura familiar, entre outras atrações.

Moranguinho mesmo só o nome, pois é o famoso Morangão no portão de entrada do Parque Municipal, um dos pontos turísticos da cidade, que dá as boas-vindas a quem chega na festa. Situada entre a Grande Porto Alegre e a Serra Gaúcha, no Vale do Rio Caí, Bom Princípio tem o morango como a fruta símbolo da região. Para homenagear o ícone, a cidade, que tem apenas 12 mil habitantes, recebe milhares de pessoas no evento a cada dois anos. Segundo os organizadores, cerca de cem mil pessoas participam da festa.

Entre os atrativos da festa estão os mais de 130 estandes comerciais onde os visitantes encontram desde a fruta in natura como derivados dela. No município, cerca de 80 famílias trabalham com a produção de morango.

Para o delegado federal do Desenvolvimento Agrário do RS, Márcio Madalena, representante da Secretaria Especial da Agricultura do Desenvolvimento Agrário (Sead) no estado, esse tipo de evento é um meio de valorização dos produtos da agricultura familiar. Segundo ele, a festa atrai muitas pessoas que se deparam com um tipo diferente de comercialização, que é a compra direta com os produtores. “Eventos consolidados como a festa do moranguinho se tornam uma vitrine. É uma maneira de mostrar o seu produto para o país e até mesmo para o mundo”, ressalta Marcio.

O agricultor familiar e produtor de morango Valter Brustolin, de 49 anos, sempre expõe os produtos na festa. Para ele, são muitos os benefícios de participar do evento.  Além de divulgar o produto e o trabalho dos agricultores da região, a comemoração proporciona contato mais próximo com o consumidor final. “É como se eu estivesse abrindo a porta da minha casa. Ver cada consumidor abrindo uma bandeja, consumindo um morango e aprovando o produto é uma felicidade. O melhor pagamento que a gente tem é a satisfação do cliente”, destaca.

Valter comercializa cerca de 2 toneladas da fruta in natura por edição da festa. Além do fruto e derivados, a programação da festa reúne shows de artistas nacionais e locais, atrações tradicionais alemãs e gaúchas.

 

Serviço:


17° Festa Nacional do Moranguinho
Data: 7 a 24 de setembro
Local: Parque Municipal de Bom Princípio
http://www.festadomoranguinho.com.br/

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.