CI

Dia de Campo Estadual reúne produtores em Cachoeirinha

Grupo de visitantes na estação de Tecnologia de aplicação no manejo de plantas daninhas


O tradicional Dia de Campo Estadual do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) ocorreu durante toda a manhã da quinta-feira (28) na Estação Experimental do Arroz (EEA), em Cachoeirinha/RS. Passaram pelo evento produtores, técnicos, colaboradores do setor arrozeiro, professores e estudantes. Os grupos conferiram de perto tecnologias e experimentos realizados pelos pesquisadores da autarquia em benefício da lavoura orizícola.

No campo foram montadas arquibancadas para acomodar o público de cada vitrine. O roteiro contou com quatro estações técnicas e duas oficinas. Na primeira estação, conduzida pelos engenheiros agrônomos e pesquisadores do Irga Oneides Avozani e Fernando Fumagali, a nova cultivar do instituto IRGA 431 CL foi tema, foram apontadas características da semente; qualidade para cocção, resistência ao centro-branco (balizado pela metade em relação à IRGA 424 RI) e a Brusone, aspecto visual de qualidade no grão, entre outros pontos.

Na estação dois, ministrada pelo pesquisador do Irga Daniel Waldow, a genética de cultivares da autarquia foi o assunto principal. Waldow destacou o material genético da IRGA 431 CL com seis linhagens promissoras. “Os cruzamentos são todos feitos pensando no produtor, 86% de área semeada são com cultivares do sistema Clearfield”, enfatiza o pesquisador.

Pré-requisitos para soja em terras baixas, descompactação e drenagem foram vistos na terceira estação, apresentada pelos pesquisadores do Irga Darcy Urhy e Pablo Badinelli. Práticas de adubação, período ideal para a semeadura da soja, importância de realizar diagnóstico para a identificação da umidade do solo, uso do método de escarificação do solo, foram alguns dos conteúdos abordados pelos pesquisadores na vitrine.

A última estação ficou por conta do engenheiro agrônomo e pesquisador do Irga Paulo Massoni. Foram exibidos processos de aplicabilidade de herbicidas e práticas de manejo de plantas daninhas. Foi disponibilizado espaço para perguntas ao final de cada estação.

Os visitantes também puderam participar de duas oficinas. A primeira sobre doenças, com foco na Brusone, conduzida pela pesquisadora do Irga Débora Favero e a segunda sobre pragas nas lavouras com o consultor do irga Jaime Vargas.

Próximo ao meio-dia foi servido para o público o carreteiro do Irga com sobremesa de arroz de leite, preparados pela equipe gastronômica da autarquia.

O evento contou com a presença do presidente do Irga, Guinter Frantz; o diretor administrativo do Irga, João Alberto Antônio; o prefeito de Cachoeirinha, Miki Breier; integrantes do Conselho Deliberativo da autarquia e a equipe da EEA coordenada pela gerente da Divisão de Pesquisa da autarquia, Flávia Tomita.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.