CI

Uvas de ciclo precoce têm bom desenvolvimento no RS

Clima frio exige manejo fitossanitário em parreirais


Foto: Divulgação

De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta quinta-feira (23), os parreirais da região administrativa de Caxias do Sul apresentam bom desenvolvimento nas variedades de ciclo precoce, destinadas ao consumo in natura, como a uva Vênus, que se encontra na fase de bagas de tamanho intermediário e com boa sanidade. As variedades Niágara, também voltadas ao consumo fresco, estão na fase conhecida como grão ervilha, mantendo condições adequadas de sanidade.

As variedades de ciclo médio e tardio estão em floração e algumas já atingem a fase de chumbinho. Técnicos da Emater/RS-Ascar relataram a presença de focos de míldio e botritis, o que demanda a aplicação de agroquímicos preventivos e curativos.

Na região de Soledade, as videiras estão em início de floração, com brotação considerada uniforme. No entanto, os ventos registrados nos últimos dias provocaram a queda de ramos e alguns danos às plantas. “É indispensável o manejo fitossanitário inicial para podridões, antracnose e escoriose, especialmente devido ao clima frio, que favorece o desenvolvimento dessas doenças”, alertou o informativo. Também foi iniciado o processo de poda verde nas propriedades.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.