CI

Programa Mais mãos que alimentam o saber tem resultados positivos em Candiota

Resultados são lentos, mas já podem ser percebidos


Promovido pelo Escritório Municipal de Candiota pelo quinto ano consecutivo, o Programa "Mais mãos que alimentam o saber" acontece na Comunidade rural Passo do Tigre, em Candiota. Os extensionistas Carlos Humberto Alves, Matheus Caetano e Hulda Alves Barreto assessoram 15 famílias da localidade na produção de hortaliças para o autoconsumo, também a articulação junto à Prefeitura Municipal e Escolas Estaduais visando inserção de sete famílias como fornecedores do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e no Programa Feira do Produtor em Candiota.

O Programa tem objetivo de promover ações de assistência educacional na área de saúde, saneamento, economia dirigida às famílias, à infância, à adolescência e à velhice, também promover a integração das famílias em vulnerabilidade social da área rural ao mercado de trabalho e ao mercado de produtos por elas produzidos, além de orientar as famílias sobre o uso racional dos recursos naturais, possibilitando melhorias em suas condições de vida, sem que isso determine danos ao meio ambiente. 

Já foram executadas diversas atividades na comunidade, dentre elas, cursos de formação em compostagem, produção de hortaliças (básico) e produção de hortaliças em ambiente protegido, oficinas de preparo de caldas agroecológicas, oficina de processamento de hortaliças, bem como visitas sistemáticas para trocas de sementes.

De acordo com a extensionista Hulda Barreto, "promover a implantação de hortas domésticas, visando à produção e diversificação da alimentação das famílias com a comercialização do excedente no mercado local", é um dos objetivos gerais do Programa, que visa a autonomia financeira e alimentar dos produtores, com acréscimo da renda familiar através da venda de hortaliças nas feiras e via PNAE, com acesso a políticas públicas, inseridas na cadeia produtiva e social da comunidade.

Os resultados são lentos, mas já podem ser percebidos, das 15 famílias, seis já tem hortas produzindo para autosustento e uma família já vende o excedente na Feira do Produtor, que acontece todas as sextas-feiras no Galpão do Produtor, localizado na Praça da Sede do município.

As metodologias utilizadas para a execução das atividades vão desde visitas domiciliares, reuniões, mutirões, cursos, oficinas, dias de campo, excursões, encontros, seminários, até as trocas de experiências. "A seleção do método a ser utilizado é adequada à temática, às características e às demandas do público, sempre procurando valorizar o saber-fazer", destaca o extensionista Carlos Humberto Alves. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.