Clima frio atrasa frutificação do tomate em estufas
Cultivo de tomate mantém estabilidade em Lajeado
 Foto: Seane Lennon
                                                Foto: Seane Lennon
                    De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado nesta quinta-feira (30) pela Emater/RS-Ascar, o cultivo de tomate nas regiões de Vale Real e Feliz, ambas pertencentes à área administrativa de Lajeado, mantém desempenho regular, com alguns impactos das condições climáticas sobre o desenvolvimento das lavouras.
Em Vale Real, o cultivo ocorre em estufas, e as temperaturas mais baixas dos últimos meses prejudicaram o desenvolvimento das plantas, ocasionando atraso no início da colheita. A Emater informou que a cultura está atualmente em fase de frutificação e que, até o momento, não foram registrados problemas fitossanitários.
Na região de Feliz, o tomate cereja é cultivado durante todo o ano. Segundo o informativo, a produção está em plena frutificação e colheita, apresentando coloração adequada e boa aceitação no mercado. Houve registros de míldio e podridão apical devido à alta umidade, mas o manejo preventivo e a retirada de folhas basais têm contribuído para manter a sanidade das plantas.
Ainda conforme o boletim, não há relatos significativos de pragas ou doenças, embora a broca-do-tomateiro e a larva-minadora sejam as mais frequentes nas lavouras da região. O preço do quilo do tomate cereja varia entre R$ 10,00 e R$ 13,00, de acordo com o levantamento da Emater/RS-Ascar.
 
                         
                             
				