CI

Pecuaristas de Cidreira recebem benefícios do Projeto de Melhoramento de Campo Nativo

Sete famílias de Cidreira receberam vários benefícios pelo Projeto de Melhoramento de Campo Nativo


Foto: Marcel Oliveira

Sete famílias de Cidreira receberam vários benefícios pelo Projeto de Melhoramento de Campo Nativo, desenvolvido pela Emater/RS-Ascar com recursos provenientes da parceria com a CPFL Renováveis. Os materiais foram entregues ao longo do projeto que iniciou em 2019 e o relatório das compras, entregue a cada família, pela Emater/RS-Ascar de Cidreira, na quarta-feira da semana passada (07/05).

Segundo a chefe da Emater/RS-Ascar no município, Fernanda Gilli, pelo projeto cada família recebeu até R$ 7.500,00, empregados de acordo com as necessidades manifestadas por cada família. Uns investiram em elétrica, outros em hidráulica, madeiras, cinza calcítica para correção do solo e sementes, outro produtor quis adquirir uma roçadeira agrícola para acoplar ao trator. Cada um fez sua opção, desde que direcionada ao melhoramento do campo nativo, explica.

Pelo projeto foi distribuída cinza calcitica para correção do solo, com o apoio da Prefeitura, que transportou o material até as propriedades, sem custo aos produtores. Também foram entregues sementes de leguminosas para plantio de inverno e repassadas orientações referentes à inoculação e peletização de sementes aos pecuaristas. Os produtores conseguiram também a análise do solo e estão realizando agora a correção, de acordo com as indicações.

A próxima etapa prevê o monitoramento da disponibilidade de pastagem e alternativas de melhoramento genético. Com a entrega destes materiais e mesmo antes da finalização do projeto, notamos que as famílias estão mais integradas e aprendendo juntas, uns ensinando aos outros, emprestando ferramentas e auxiliando até na concretização de tarefas, avalia Fernanda, ao ressaltar que as crianças e os jovens também estão com os pais, o que tem gerado envolvimento e incentivo à permanência do jovem no campo, estimulando a continuidade do trabalho familiar, completa Fernanda. A extensionista cita ainda a parceria da Emater/RS-Ascar com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.