CI

Plantio da soja sofre impacto da umidade reduzida no RS

Semeadura da soja chega a 74% no RS


Foto: United Soybean Board

De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar na quinta-feira (4), a semeadura da soja avançou de maneira moderada no Rio Grande do Sul, atingindo 74% da área prevista. Segundo o boletim, “a operação foi condicionada pela redução acentuada das precipitações na segunda quinzena de novembro”, o que gerou umidade insuficiente na camada superficial do solo em grande parte das regiões produtoras.

O documento aponta que, nas áreas de maior altitude, a menor evapotranspiração permitiu a continuidade parcial das operações. Ainda conforme o informativo, a paralisação parcial ou total dos trabalhos ocorreu “sobretudo, da necessidade de reposição hídrica para garantir germinação uniforme e emergência adequada”.

As lavouras implantadas após 15 de novembro apresentam emergência menos uniforme, porém o boletim destaca que não há danos às sementes remanescentes. O desenvolvimento é mais lento nessas áreas, mas sem mortalidade de plantas. Já os cultivos semeados anteriormente registram estande satisfatório e desenvolvimento vegetativo inicial compatível com a fase fenológica, embora o crescimento esteja reduzido onde houve limitação hídrica.

A Emater/RS-Ascar afirma que, de modo geral, a cultura está nos estádios vegetativos iniciais, sem registros de problemas fitossanitários relevantes. Para a safra 2025/2026, a instituição projeta o cultivo de 6.742.236 hectares e produtividade média estimada em 3.180 kg/ha.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7