Programa Duas Safras Edição 2026 é apresentado em reunião de lideranças na FARSUL
Programa Duas Safras trouxe mudanças no cenário de plantio e disponibilidade de grãos
Foto: Divulgação
Na segunda-feira, 09/02, aconteceu na sede da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (FARSUL) em Porto Alegre, a apresentação inicial do Programa Duas Safras. Na ocasião, José Eduardo dos Santos, presidente executivo da Organização Avícola do RS (Asgav/Sipargs), participou representando a entidade avícola gaúcha e a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
A reunião foi conduzida pelo presidente, Domingos Antonio Velho Lopes, que apresentou as diretrizes iniciais do Programa Duas Safras, juntamente com demais dirigentes da FARSUL. “Participamos desde a 1ª edição do Programa Duas Safras, percorrendo diversas cidades do Rio Grande do Sul, levando informações sobre a avicultura, e vimos que este programa trouxe discussões e alternativas efetivas para a situação e condições do plantio de grãos no Estado. Agora, temos um outro cenário com o surgimento de indústrias de energia alternativa tendo como base extrativa grãos, e precisamos juntos, buscar caminhos para suprir estas indústrias e os setores de proteína animal”, disse o presidente executivo da Organização Avícola do RS (Asgav/Sipargs), José Eduardo dos Santos, em sua manifestação.
A reunião contou com muitas lideranças do agronegócio gaúcho e representantes da Embrapa. O Programa Duas Safras trouxe mudanças no cenário de plantio e disponibilidade de grãos no Rio Grande do Sul, incluindo cereais de inverno, que podem complementar a ração animal. A interatividade dos setores consumidores de grãos com o Programa Duas Safras, é uma forma inteligente de melhorar a competitividade e de preparo frente às transformações que o Rio Grande do Sul, o Brasil e o mundo vêm sofrendo com a produção de energias alternativas tendo como fonte grãos, complementou José Eduardo dos Santos.