CI

Encontro em Fagundes Varela encerra 2018 com capacitação dos ordenhadores

Temas dos encontros são sempre escolhidos pelo grupo com base nas discussões que vão ocorrendo e nos pontos comuns definidos para ação nas propriedades


A propriedade de Hilário Dalla Líbera recebeu na semana passada (27/12) os participantes do Grupo de Trabalho (GT) em Bovinocultura de Leite (GT Leite) de Fagundes Varela, para realização do 6º e último encontro do grupo no ano. Formado por 15 famílias participantes do Programa de Gestão Sustentável na Agricultura Familiar no município, o grupo propõe a intervenção direta nas propriedades assistidas, visando alcançar resultados efetivos, aliados à apropriação dos conhecimentos dos participantes. Os temas dos encontros são sempre escolhidos pelo grupo com base nas discussões que vão ocorrendo e nos pontos comuns definidos para ação nas propriedades.

Com o tema ?Pense mais na vaca?, o encontro teve a parceria da FF Milking. O consultor em sistemas de ordenha, Felipe Facchinelli, discutiu com os participantes os conhecimentos sobre a vaca, as pessoas que trabalham com a ordenha e os equipamentos. Após a explicação, o grupo foi até a sala de ordenha, onde participaram de uma dinâmica sobre a rotina da atividade em suas propriedades. ?São pequenos detalhes que podem passar despercebidos na maioria das vezes, mas que fazem toda a diferença no fluxo do manejo da ordenha, impactando na qualidade, na produtividade e na eficiência da mão de obra utilizada?, ressalta Facchinelli.

Na sequência, o grupo visitou as instalações da propriedade e pode conferir as mudanças que a família Dalla Libera vem fazendo nos últimos anos, a partir das intervenções da Extensão Rural e Social com o Programa de Gestão Sustentável na Agricultura Familiar e o GT Leite.

Leandro Ebert, engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, explica que a família possuía interesse em investir em um sistema de irrigação. Mas ao avaliar as áreas de pastagens e o manejo da alimentação, o engenheiro agrônomo identificou que haviam problemas de compactação do solo, fertilidade, manejo das pastagens e consumo de pasto pelo rebanho. ?Decidimos com a família que a irrigação seria feita, mas para que pudéssemos ter resultados e incremento de produção de pasto com o sistema precisávamos melhorar o manejo do solo, do pasto e do rebanho?, conta.

A partir do Programa Mais Água Mais Renda, foi instalado o sistema de irrigação por aspersão nas pastagens, sendo 4 hectares de tífton 85 e trevos, e 2,7 hectares de alfafa com trevos. Essas áreas tiveram a fertilidade corrigida e o solo descompactado. O manejo das pastagens e da alimentação do rebanho teve uma série de alterações para aproveitar esse pasto que é produzido. Hoje, a família possui 60 vacas em lactação, que produzem cerca de 2 mil litros de leite por dia.

Os próximos passos da propriedade são instalar um equipamento para manejo da irrigação com base na umidade do solo, evitando assim desperdícios de água e energia elétrica, além de mudar a rotina de ordenha e manejo pela manhã, para que os animais tenham acesso ao pasto nas horas mais frescas do dia. Por fim, ainda há planos de instalar bebedouros nos piquetes para acesso à água durante o pastejo da manhã e da noite, e também ajustar o dimensionamento dos piquetes.

De acordo com Ebert, o diferencial do trabalho com o GT Leite é que ele é focado nessas famílias que toparam o desafio de produzir leite visando alta produtividade, com uso intensivo de pastagens. Dessa forma, além das orientações recebidas nas propriedades, o grupo se comunica por smartphone, faz o controle mensal de indicadores da atividade leiteira com o uso de um aplicativo e se reúne a cada dois meses para esse momento de capacitação.

Além de último encontro do ano, foi também a despedida do engenheiro agrônomo Leandro Ebert como coordenador do projeto, já que em 2019 atuará em outro Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.