CI

Produtores de alho se reúnem em Flores da Cunha para discutir importação

Ao menos 300 milhões de quilos de o bulbo são consumidos por ano no Brasil


Olericultores de todo o País estarão reunidos nesta sexta-feira, em Flores da Cunha, no 30º Encontro Nacional dos Produtores de Alho, para discutir temas como a importação do produto da China, Argentina e Espanha. Dados das associações do setor indicam que 300 milhões de quilos do bulbo são consumidos por ano no Brasil, sendo 45% nacionais e 55% importados.

A preocupação maior é defender a manutenção da atual taxa antidumping, que vigora até 2018, e da Tarifa Externa Comum (TEC) de 35% sobre o produto. “Não seremos autossuficientes na produção de alho, mas precisamos destas medidas para manter o equilíbrio de preços”, afirma Olir Schiavenin, presidente da Associação Gaúcha de Produtores de Alho (Agapa).

No Rio Grande do Sul, a produção de alho é de cerca de 16 mil toneladas por ano, 11.9% do total nacional. Segundo Schiavenin, metade deste volume é consumida no Estado. O restante vai para outras unidades da federação. A média de consumo nacional é de 1,5 quilos per capita. “Toda a safra gaúcha atende apenas um mês da demanda brasileira”, diz. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.