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Tratores do futuro: eficiência, eletrificação e segurança em foco

A eletrificação surge como um dos grandes destaques


A eletrificação surge como um dos grandes destaques A eletrificação surge como um dos grandes destaques - Foto: iStock

A Agritechnica 2025, maior feira mundial de tecnologia agrícola, promete ser um marco para o setor de máquinas agrícolas. O evento, que ocorre em novembro na Alemanha, reunirá os principais fabricantes de tratores do mundo com uma nova geração de motores, transmissões, sistemas hidráulicos e soluções eletrificadas. Segundo o engenheiro agrícola Roger J. Stirnimann (HAFL, Suíça), a indústria vive uma fase de transição: menos foco em emissões de NOx e partículas e maior atenção à redução de CO2, com destaque para o uso de combustíveis alternativos como biodiesel (RME), HVO e etanol — este último especialmente relevante para países produtores, como o Brasil.

Entre as inovações, a Case IH apresentará um trator Puma 240 movido a etanol, com motor de seis cilindros adaptado para o combustível. Fendt e CNH também introduzem melhorias em motores a diesel, priorizando eficiência e segurança, com sistemas de freio motor por válvula de descompressão e freio hidráulico auxiliar. A Fendt adiciona ainda o recurso “AdaptivePower”, que ajusta automaticamente a potência do trator conforme o implemento utilizado, reduzindo consumo e desgaste.

No campo das transmissões, a Fendt amplia o conceito VarioDrive de tração integral até 25 km/h para diversas séries, enquanto CNH e JCB aprimoram caixas continuamente variáveis (CVT) para modelos de maior potência. A suíça AEBI apresenta um sistema revolucionário de tração (LT3), que elimina diferenciais convencionais, garantindo tração uniforme e mais segurança em terrenos inclinados. 

A eletrificação surge como um dos grandes destaques. A John Deere levará a Hannover seu trator elétrico E-Power de 130 cv, com arquitetura modular de baterias NCM de até 195 kWh e capacidade para condução autônoma. Fabricantes chineses e indianos, como ZSHX e TAFE, também avançam nesse campo, oferecendo modelos elétricos e híbridos a custos mais competitivos. Embora o preço das baterias ainda represente um desafio, a expectativa é que o avanço tecnológico reduza custos e amplie a viabilidade operacional desses equipamentos.

Por fim, os sistemas de assistência ao operador ganham espaço. Claas e Deutz-Fahr apresentam soluções inteligentes de gerenciamento de transmissão e segurança, com sensores, câmeras e piloto automático adaptativo. Funções como o “SmartLift2”, da Lindner, prometem mais precisão no uso de carregadores frontais, enquanto novos sistemas de freio automático para reboques aumentam a estabilidade em descidas. 
 

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