RS avança na colheita da aveia-branca com boa qualidade
Colheita da aveia-branca está na reta final
Foto: Canva
De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta quinta-feira (28), a colheita de aveia-branca no Rio Grande do Sul atingiu 95%, restando apenas algumas áreas em maturação. O boletim destaca que “as condições climáticas das últimas semanas favoreceram os trabalhos e evitaram a degradação da qualidade dos grãos”, resultando em produto com PH adequado e elevada integridade.
A Emater informou que, apesar da heterogeneidade entre microrregiões, o desempenho das lavouras foi considerado elevado nas áreas que tiveram regularidade climática e manejo consolidado. O documento registra que “eventos climáticos ocasionaram perdas pontuais, mas sem impacto significativo à produtividade nesta safra”. A maior qualidade dos grãos aumenta a oferta de produto apto ao processamento pela indústria alimentícia.
A estimativa da Emater/RS-Ascar aponta 393.252 hectares cultivados com aveia-branca no Estado, com produtividade média atual de 2.445 kg/ha. Na região administrativa de Ijuí, a colheita já foi concluída. Segundo o informativo, “a qualidade dos grãos é considerada excelente”, favorecida pelo bom enchimento e pela ausência de registros relevantes de pragas e doenças ao longo do ciclo.
Na comercialização, o produto destinado à indústria alimentícia foi negociado, na região de Ijuí, pelo valor médio de R$ 52,00 a saca de 60 quilos.