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Seminário em Gramado debate o setor de enoturismo no Brasil

Vale dos Vinhedos, na Serra, é principal destino enoturístico brasileiro


O potencial econômico e social ligado ao "turismo do vinho", que movimenta uma cadeia de produtos, serviços, empregos e oportunidades, será debatido amanhã durante o seminário "Enoturismo no Brasil: potencial e oportunidades de desenvolvimento". A atividade, promovida pelo Departamento de Ordenamento do Turismo (DEOTur) do Ministério do Turismo (MTur) e pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), ocorrerá junto à programação da 28ª Festuris - Feira Internacional do Turismo, em Gramado. Para a abertura do fórum, está prevista a participação do ministro do Turismo, Marx Beltrão.

Autoridades governamentais, empresários e especialistas apresentarão, no encontro, dados sobre o segmento com o intuito de fomentar o enoturismo brasileiro e instigar discussões sobre o tema. "Com o seminário, buscamos despertar o enoturismo, para que ele seja melhor aproveitado, e que, através dele, possamos receber mais turistas. Temos viajado pelo mundo, buscando investimentos para o turismo brasileiro. Precisamos pensar em ações para atrair mais a população, além de aproximar investidores dos produtores", reflete o diretor do Departamento de Ordenamento do Turismo, Rogério Antonio Cóser.

"A ação pretende fomentar novos investimentos nas regiões enoturísticas do Brasil. E, nessa parceria com o Ministério do Turismo, queremos alinhar e inserir o enoturismo como área estratégica da pasta", observa o gerente de Promoção do Ibravin, Diego Bertolini.

O "turismo do vinho" vem despertando cada vez mais interesse na população nacional e estrangeira, que é motivada pela apreciação do sabor e aroma dos vinhos e das tradições e cultura das localidades que produzem a bebida. Além de proporcionar experiências sensoriais, através dele, os turistas movimentam e impulsionam a economia da região.

Segundo a Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), em 2015, 397.529 mil visitantes passaram pelo principal destino enoturístico do Brasil, o Vale dos Vinhedos. O aumento em relação ao ano de 2010 foi expressivo: 98%. Desse montante, 92% dos turistas eram brasileiros, vindos, especialmente, das regiões Sul e Sudeste. Os 8% de estrangeiros foram representados, principalmente, por norte-americanos, franceses, alemães, italianos, portugueses, uruguaios e argentinos, que vieram em busca de vivências em torno da cultura do vinho.

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