Trigo: colheita acelera e mantém estimativa de produtividade
Produtividade do trigo varia entre regiões do RS
Foto: Pixabay
O Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta quinta-feira (27) aponta avanço acelerado na colheita do trigo no Rio Grande do Sul. De acordo com o levantamento, 88% da área cultivada já foi colhida, resultado da sequência de dias secos e ventos que mantiveram os grãos enxutos e permitiram ritmo contínuo das operações.
Segundo o documento, “a produtividade obtida no período foi pouco inferior aos períodos anteriores, mas está confirmada à estimativa inicial”. A análise destaca que há forte variação regional, influenciada pelo nível tecnológico empregado e pela ocorrência de intempéries, com produtividades entre 2.000 kg/ha e 4.000 kg/ha.
A qualidade do grão apresentou leve redução em áreas onde as espigas ficaram mais expostas à umidade. Ainda assim, “permanece dentro dos padrões adequados à comercialização”, com Peso Hectolitro próximo de 78. Nas regiões de topografia mais elevada do Planalto e dos Campos de Cima da Serra, as atividades em maturação apresentavam condições projetadas e expectativa de produtividades altas, com PH superior a 78 pontos.
A Emater/RS-Ascar estima área cultivada de 1.141.224 hectares e produtividade média de 3.261 kg/ha no Estado.