CI

Primeiros contratos do Bolsa Juventude Rural são assinados em Ijuí

O recurso provém do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper)


Jovens rurais da região de Ijuí oficializaram o vínculo com o Programa Bolsa Juventude Rural, do Governo do Estado, durante solenidade na segunda-feira (21/10). No total, 375 jovens rurais gaúchos deverão assinar o contrato com a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), dentre eles 114 são da região de Ijuí, o equivalente a 30,4% do total de bolsas oferecidas neste ano pelo Governo do Estado.

O delegado regional da Seapdr, Uiliam Cargnelutti, comemorou o ingresso dos jovens no Programa. "É um ?momento ímpar", uma iniciativa que, segundo ele, sinaliza o compromisso da Secretaria com a sucessão de jovens no meio rural do Rio Grande do Sul.

"É uma política pública justa, porque seleciona os jovens a partir do critério de renda, por isso chega a quem mais precisa", disse a extensionista rural social do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Ijuí, Isabel Robaert de Souza.

Dos 114 jovens rurais selecionados na região de Ijuí, destacou Isabel, 38 são indígenas da etnia Kaingang e residem nas Terras Indígenas do Guarita e do Inhacorá.

Também participaram da solenidade de assinatura de contrato, no Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Ijuí, o gerente regional adjunto da Instituição, Vito Cembranel, o diretor da Escola de Ensino Médio Casa Familiar Rural Três Vendas (Catuípe), Venildo Turra, e o secretário municipal de Agricultura de Condor, Murilo de Oliveira de Andrade, além de jovens beneficiados pelo programa e seus respectivos responsáveis legais.

PROGRAMA
O Bolsa Juventude Rural é um programa da Seapdr e tem o objetivo de estimular a permanência do jovem no meio rural. O jovem recebe do Governo uma bolsa de estudos no valor de R$ 2 mil. O recurso provém do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper).

Podem participar do Programa jovens com idades entre 15 e 29 anos, matriculados no segundo ou terceiro ano do ensino médio da rede estadual de ensino ou em Casas Familiares Rurais. O jovem também necessita ter Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa, com baixa renda bruta familiar (valor inferior a R$ 90 mil / ano).

As inscrições são feitas pela internet no site www.bolsajuventuderural.com.br e, para este ano, as inscrições se encerraram em maio.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.