Farsul busca renegociação das dívidas de produtores rurais
Governo e setor rural negociam novas condições de crédito
Foto: Nadia Borges
O diretor vice-presidente da Farsul e presidente eleito, Domingos Velho Lopes, esteve em Brasília para defender a votação do Projeto de Lei 5.122/2023, já aprovado na Câmara dos Deputados e em análise no Senado Federal. Ele participou de agendas ao lado do governador Eduardo Leite e dos secretários Edvilson Brum e Pricilla Santana. O grupo se reuniu com o líder do governo no Senado, Randolfe Rodrigues, para tratar do tema.
O projeto prevê a utilização de recursos do Fundo Social do pré-sal para refinanciar dívidas de produtores afetados por calamidades, com juros menores e prazos ampliados. A medida, segundo o texto, não altera o resultado primário da União.
No encontro, também foi discutida a Medida Provisória 1.314, que cria uma linha de crédito emergencial, mas “com regras que hoje restringem o acesso e não alcançam a maior parte dos produtores gaúchos”. A entidade já havia encaminhado ao governo federal documento em que aponta entraves à adesão e apresenta sugestões para ampliar o alcance da medida. O grupo também visitou o gabinete do senador Luiz Carlos Heinze, articulador na Comissão Mista responsável pela MP.