Produção de uva terá novo valor mínimo a partir de 2026
Governo reajusta preço mínimo da uva industrial para 2026
Foto: Arquivo Agrolink
O preço mínimo da uva industrial com 15º glucométricos terá reajuste de 6,5% a partir de 1º de janeiro de 2026. O valor para a safra de 2026 passa a ser de R$ 1,80 e será válido até 31 de dezembro do próximo ano nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. A definição consta na Portaria nº 867, publicada no Diário Oficial da União, após aprovação do Conselho Monetário Nacional (CMN) com base em proposta da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Segundo a Conab, “a valorização do preço mínimo acompanha a alta dos custos variáveis de produção da fruta”. A companhia aponta que fertilizantes, tratores e colheitadeiras, agrotóxicos e mão de obra foram os itens que mais influenciaram o aumento dos custos, com participações de 6,2%, 11,8%, 13,4% e 21,2%, respectivamente. O órgão afirma que o novo valor “possibilita ao viticultor arcar ao menos com os custos variáveis da produção”, além de contribuir para a continuidade da atividade.
O mecanismo de preço mínimo, definido antes do início de cada safra, serve como referência para a decisão de plantio e como garantia de remuneração. O governo federal sinaliza, por meio da política, que poderá adquirir ou subvencionar produtos agrícolas caso o preço de mercado fique abaixo do estabelecido.