CI

Pomares de laranja apresentam bom estado

Tratamentos fitossanitários seguem nos citros gaúchos


Foto: Seane Lennon

Os pomares de citros apresentam desenvolvimento regular nas principais regiões produtoras do Rio Grande do Sul. De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta quinta-feira (15), na região administrativa de Caxias do Sul, em Veranópolis, os pomares de bergamota mantêm desenvolvimento estável dos frutos e capacidade produtiva dentro do esperado, sem registro de ataques de insetos ou doenças.

Segundo a Emater/RS-Ascar, os citricultores da região realizaram tratamentos fitossanitários de proteção, adubações em cobertura e roçadas. O período também é destinado ao raleio dos frutos, porém a prática tem sido interrompida por parte dos produtores, que priorizam a colheita da uva neste momento. Ainda conforme o informativo, os pomares de laranja apresentam bom estado geral e produtividade, embora haja registros pontuais de redução.

Em Guaporé, houve diminuição na realização de tratamentos fitossanitários por alguns produtores. Mesmo assim, de acordo com a Emater/RS-Ascar, continuam sendo efetuadas aplicações voltadas à prevenção e ao controle de cancro-cítrico e pinta-preta. As plantas estão em fase de frutificação, com frutos medindo entre 4 e 5 centímetros de diâmetro.

Na região administrativa de Erechim, a colheita de laranja segue em andamento. Conforme o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, a produtividade média registrada na região é de 35 toneladas por hectare.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7