CI

Como será o clima na segunda quinzena de dezembro?

Natal pode ter mudança no padrão das chuvas


Foto: Freepik

As previsões meteorológicas indicam uma semana marcada por instabilidade em grande parte do Brasil, com a atuação de uma nova frente fria e a formação de um corredor de umidade sobre a porção central do país. De acordo com informações do Meteored, “ao longo desta semana, chuvas se espalham pela porção central do país”, com possibilidade de mudança no padrão do tempo na semana do Natal.

Entre segunda-feira (15) e terça-feira (16), a frente fria avança pelo território nacional e provoca chuvas intensas e tempestades em praticamente todos os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Segundo o Meteored, o sistema traz “riscos de grandes transtornos para a população”, incluindo alagamentos, transbordamentos de rios, deslizamentos de terra, interrupções no fornecimento de energia elétrica, além de danos a plantações e queda de árvores.

Após a passagem inicial da frente fria, o sistema atmosférico deve organizar um corredor de umidade sobre o Brasil central, favorecendo a ocorrência de chuvas frequentes e volumosas em áreas do Sudeste, Centro-Oeste e Norte. Estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso devem concentrar os maiores volumes, com acumulados que podem se aproximar de 200 milímetros em diversos municípios ao longo da semana.

Para a semana seguinte, que inclui o período do Natal, os modelos indicam uma reorganização da circulação de ventos e umidade. A faixa de precipitação tende a se deslocar para a região Sul, associada à formação de um rio atmosférico que se estende desde o Sul da Amazônia, passando pelo Centro-Oeste e países vizinhos, até alcançar Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Com essa mudança, áreas que devem registrar volumes elevados de chuva nesta semana, como Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e partes de Goiás e São Paulo, passam a ter previsão de tempo mais firme e redução das precipitações durante a semana do Natal.

Apesar das chuvas, não há indicação de queda generalizada nas temperaturas. Conforme aponta o Meteored, os termômetros devem permanecer dentro ou acima da média em grande parte do país. A exceção ocorre em áreas do centro do Brasil, especialmente no Mato Grosso, onde a maior nebulosidade e as chuvas podem manter as temperaturas ligeiramente abaixo da média, sem provocar sensação de frio intenso.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7