CI

RS: cultivo de Plantas Medicinais é tema de oficina em Lajeado

Divulgar as técnicas de cultivo, propagação, colheita, secagem e armazenagem foram o objetivo da Oficina


Foto: Divulgação

Divulgar o conhecimento sobre as técnicas de cultivo, propagação, colheita, secagem e armazenagem das plantas medicinais. Esse foi o objetivo da Oficina de Cultivo de Plantas Medicinais realizada na tarde de quarta-feira (06/10), na Univates, em Lajeado. Na ocasião, enfermeiras, agentes comunitárias de saúde, farmacêuticas, estudantes e gestores públicos da região trocaram experiências sobre o tema, em atividade organizada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) e pela Emater/RS-Ascar, em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado.

Dividida em duas etapas, a oficina contou inicialmente com palestra ministrada pelo extensionista da Emater/RS-Ascar Carlos Lagemann, que destacou as condições ideais para o cultivo de plantas medicinais, os tipos de hortos possíveis doméstico, comunitário e didático -, quais os formatos ornamental, integrado e residencial e quais os fatores externos que influenciam na produção luz, temperatura e umidade. Além disso, salientou as técnicas de propagação existentes, além de repassar dicas sobre o preparo da horta e a escolha do local e os tipos de substrato e de adubação.

Na segunda parte, a extensionista da Emater/RS-Ascar Elizangela Teixeira enfatizou as formas, horários e locais de colher as plantas, as maneiras de secagem, sem misturar espécies, secando à sombra e o acondicionamento das plantas, como forma de evitar contaminações por fungos e outros. Entre as palestras houve atividade prática, que oportunizou a troca de plantas e de saberes. A ideia da qualificação foi estimular os participantes para o tema, como forma de fomentar o cultivo para o consumo próprio, em uma atividade rentável e de alta capacidade de desenvolvimento, avalia Elizangela.

Presidente dos clubes de mães de Marques de Souza, Rosane Marina Black Arend, de Linha Bastos, valorizou o encontro e a oportunidade de conhecer mais sobre as plantas, suas formas de cultivo e usos. "É um tipo de conhecimento que vale a pena ser divulgado e ampliado", analisou. Sobre as plantas, disse ser uma consumidora de chás como os de camomila, capim cidreira, hortelã e tanchagem que, de acordo com ela, seria imbatível como auxiliar no tratamento de dores de garganta e outras infecções respiratórias. Ainda assim, a equipe da Emater/RS-Ascar lembra que o uso de chás e de outros medicamentos não deve ser adotado sem que se consulte um médico.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.