CI

Seminário marca a abertura da safra da citricultura em Liberato Salzano

Nesta sexta-feira (24/05), o município de Liberato Salzano promove a 16ª edição do Seminário de Abertura da Safra da Citricultura


Nesta sexta-feira (24/05), o município de Liberato Salzano promove a 16ª edição do Seminário de Abertura da Safra da Citricultura. O evento acontece no Salão Paroquial, a partir das 8h15, sob organização da Emater/RS-Ascar, Prefeitura, Associação dos Citricultores de Liberato Salzano e Embrapa. Produtores, lideranças e representantes de entidades ligadas ao setor participarão do seminário, que contará com uma programação envolvendo temas que enfocam o aumento da produtividade e o manejo do citros. 

Após a abertura oficial do evento, a primeira explanação abordará as práticas para melhoria da produtividade em citros. Dois pesquisadores da Embrapa Clima Temperado, de Pelotas, Bernardo Ueno e Roberto Pedroso de Oliveira, apresentarão o assunto. Na sequência, a chefe do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Helena Pan Rugeri, explicará sobre a aplicação da Instrução Normativa Conjunto (INC) nº2, de fevereiro de 2018, que define os procedimentos para a aplicação da rastreabilidade ao longo da cadeia produtiva de produtos vegetais frescos destinados à alimentação humana, para fins de monitoramento e controle de resíduos de agrotóxicos.

Outro tema que será discutido no seminário enfocará o impacto do herbicida 2-4D na citricultura. O chefe de divisão de agrotóxicos da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Rafael Lima, trabalhará o tema trazendo informações a parir do embasamento legal para limitação de uso. 

Nutrição de citros será temática abordada pelos profissionais da Yara, Taciana Seixas e Felipe Sangali. O químico e diretor industrial da Agrolatino, Nilson César de Carvalho, falará sobre a ação dos condicionadores de solo na microbiota do solo. 

Para encerrar, serão divulgados os resultados e será entregue a premiação do 12º Concurso Municipal de Qualidade e Produtividade em Citros.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.