Formação de ciclone traz alerta para chuvas intensas no RS
Acumulados de chuva podem ultrapassar os 100 milímetros em poucas horas
Foto: Freepik
A formação de um novo ciclone extratropical na costa brasileira intensificará as instabilidades no Sul do país nesta quarta-feira (29), elevando o risco de chuvas volumosas e ventos intensos, especialmente entre o litoral norte do Rio Grande do Sul e a faixa costeira de Santa Catarina. De acordo com a previsão divulgada pelo portal meteorológico Meteored, os acumulados de chuva podem ultrapassar os 100 milímetros em poucas horas.
O cenário climático adverso se soma à atuação de uma frente fria sobre o Centro-Oeste, que já provocou mais de 100 mm de chuva em áreas do Mato Grosso do Sul nos últimos dois dias. De acordo com o índice EFI (Extreme Forecast Index) do modelo europeu ECMWF, há previsão de precipitação diária extrema em áreas da faixa leste do Sul do Brasil.
As chuvas começam já na noite de terça-feira (28), ganhando força durante a madrugada de quarta (29). A previsão é de que os maiores acumulados se concentrem entre a madrugada e o início da manhã, o que aumenta o risco de alagamentos em áreas vulneráveis.
Ventos de até 80 km/h e mar agitado agravam riscos
Com a formação do ciclone próxima à costa, também são esperadas rajadas de vento que podem ultrapassar os 80 km/h no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Segundo o Meteored, há risco de queda de galhos, danos à rede elétrica e condições perigosas de navegação. A recomendação é que embarcações de pequeno porte evitem sair ao mar ao longo de toda a quarta-feira.
Apesar de perder força ao longo da tarde de quarta-feira, a chuva deve continuar em menor intensidade até a quinta-feira (30). Os modelos indicam que os acumulados podem superar a média diária normal para a estação — entre 40 mm e 80 mm — em boa parte da faixa leste dos dois estados.