Produção de milho em MT deve cair 8% , aponta Imea
Estimativa de produção é de 51,72 milhões de toneladas,
Foto: Nadia Borges
Mesmo com a demanda aquecida e valorização dos preços, a produção de milho em Mato Grosso deve registrar recuo na safra 2025/26. Segundo dados do projeto CPA-MT, a estimativa de produção é de 51,72 milhões de toneladas, o que representa uma queda de 8,38% frente ao recorde alcançado na temporada 2024/25.
Custo elevado freia expansão no campo
A expectativa de aumento de área foi limitada pelo cenário de altos custos de produção, especialmente dos insumos agrícolas. Embora a demanda interna consistente, puxada principalmente pelo setor de etanol e ração, incentive os produtores, o contexto econômico exige maior cautela na tomada de decisões e inibe uma expansão mais agressiva nas lavouras.
Produtividade retorna à média histórica
A metodologia utilizada para as projeções considera a média das três últimas safras, o que levou a produtividade estimada para 116,61 sacas por hectare, retração de 6,70% em comparação ao ciclo anterior. O número reflete a normalização após o rendimento recorde da safra 2024/25, considerado um ponto fora da curva.
Comercialização antecipa ritmo e sinaliza otimismo
Até novembro de 2025, 25,23% da produção prevista para 2025/26 já havia sido negociada, um avanço de 5,69 pontos percentuais em relação ao mesmo período da safra anterior. A melhora nas cotações do cereal para o próximo ciclo é apontada como principal fator para esse adiantamento nas vendas.