Soja tem recorde de exportação em setembro
Mato Grosso lidera embarques de soja

Segundo análise semanal divulgada pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) nesta segunda-feira (13), com base em dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o Brasil exportou 93,88 milhões de toneladas de soja entre janeiro e setembro de 2025. O volume representa crescimento de 4,83% em relação ao mesmo período do ano anterior.
De acordo com o instituto, os embarques de setembro somaram 7,34 milhões de toneladas, configurando um recorde histórico para o mês. “Esse desempenho foi impulsionado pela forte demanda chinesa, que tem concentrado suas compras nos países sul-americanos, diante do conflito tarifário com os Estados Unidos”, destacou a análise.
Em Mato Grosso, também foi atingido um novo recorde mensal, com 0,87 milhão de toneladas exportadas em setembro. No acumulado de janeiro a setembro, o volume escoado totalizou 28,99 milhões de toneladas, 17,27% acima de todo o registrado em 2024, alcançando o maior acumulado da série histórica.
Com o avanço da entressafra e a redução da oferta disponível da oleaginosa, a tendência é de desaceleração nos embarques nos próximos meses, acompanhando o padrão sazonal do estado. A expectativa do Imea é de que, até o fim de 2025, o volume exportado alcance 30,50 milhões de toneladas, o que representaria um crescimento de 23,33% em relação à safra 2023/24.