CI

Rio Grande do Sul tem início lento no plantio da soja

Plantio da soja atinge 5% da área prevista


Foto: Pixabay

De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar na quinta-feira (30), o plantio da soja segue em fase inicial no Rio Grande do Sul, com avanço heterogêneo entre as regiões. O ritmo de implantação das lavouras varia conforme a disponibilidade de umidade no solo e as estratégias de escalonamento dos cultivos. “Nas áreas com melhor umidade residual, o plantio se intensificou; nas áreas sem chuvas, a operação não iniciou ou foi paralisada”, informa o boletim.

Até o momento, o total semeado está próximo de 5% da área projetada no Estado, com lavouras principalmente em estágios de germinação e emergência. As temperaturas amenas durante o período noturno têm reduzido a velocidade de emergência das variedades mais precoces, especialmente em regiões com menor acúmulo térmico.

Em locais com condições climáticas mais favoráveis, o manejo pré-plantio — incluindo a dessecação e o preparo do solo — foi concluído, preparando o terreno para a intensificação da semeadura no início de novembro. No entanto, segundo a Emater/RS-Ascar, “a restrição de recursos financeiros e a dificuldade de acesso ao crédito rural ainda limitam os investimentos em insumos e a expansão da área cultivada”. O órgão avalia que essa limitação pode reduzir levemente a superfície semeada em relação à safra anterior.

O informativo também destaca que, especialmente na Metade Sul do Estado, há redução dos valores de arrendamento e retomada de áreas anteriormente destinadas à soja para uso na pecuária. “Observa-se movimento de redução de valores de arrendamento e a retomada das áreas para uso pecuário, em especial daquelas anteriormente convertidas de campo nativo para o cultivo da oleaginosa”, aponta a análise.

Em relação à sanidade das lavouras, o documento registra os primeiros indícios da presença de esporos de ferrugem-asiática (Phakopsora pachyrhizi), detectados em monitoramentos específicos, o que exige atenção preventiva dos produtores quanto ao manejo fitossanitário.

Para a safra 2025/2026, a Emater/RS-Ascar projeta o cultivo de 7.742.231 hectares de soja no Estado, com produtividade média estimada em 3.180 kg por hectare.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.