CI

Custo de produção do leite cai, mas preço ao produtor recua

Custos menores não compensam deflação no IIPR


Foto: Divulgação

De acordo com o relatório dos Índices de Inflação do Agronegócio do Rio Grande do Sul, divulgado pela Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), nesta quarta-feira (22), setembro registrou redução nos custos para o produtor de leite, mas também queda no preço recebido. O Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP) apresentou retração de 0,28% em relação a agosto. A entidade destacou que “a queda de 1,4% da taxa de câmbio permitiu a retração dos preços dos insumos importados, que representam fatia expressiva do custo operacional das lavouras”.

No acumulado de 12 meses, o IICP registrou inflação de 0,87%. Apesar da queda observada em setembro, os fertilizantes mantêm alta média de 12% no período. Já os custos com tributos de comercialização recuaram em função do momento sazonal de menor volume de negociações.

Os preços também recuaram no mês, com deflação de 1,60% no Índice de Inflação dos Preços Recebidos pelos Produtores Rurais (IIPR), em relação a agosto. Segundo a Farsul, a queda foi “puxada pela redução no preço da saca de arroz e do litro do leite”, ambos impactados pela maior oferta neste ciclo.

No acumulado de 12 meses, o IIPR apresenta deflação de 11,44%. Esse resultado contrasta com a alta de 6,61% do IPCA Alimentos no mesmo período. Segundo o relatório, “o descompasso evidencia que as recentes pressões inflacionárias do IPCA decorrem de outros fatores ao longo da cadeia de produção e comercialização, e não do preço recebido pelo produtor”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.