CI

Programa Municipal estimula novas perspectivas para a bacia leiteira de Novo Tiradentes

Com o objetivo de fomentar a atividade leiteira de Novo Tiradentes, um Programa Municipal deverá estimular novas perspectivas aos produtores de leite do município


Com o objetivo de fomentar a atividade leiteira de Novo Tiradentes, um Programa Municipal deverá estimular novas perspectivas aos produtores de leite do município. O Programa Municipal Mais Pasto Mais Leite é desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, sob coordenação da equipe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Novo Tiradentes. 

No ano passado, 19 famílias foram contempladas com o Programa e receberam Assistência Técnica direta. Neste ano, mais 14 famílias integram o Programa. De acordo com relato do secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Ademilson Luiz Ré, os trabalhos de preparo do solo das áreas selecionadas foram intensificados, para aproveitar a umidade existente e implantar as pastagens.

Está prevista a distribuição de aproximadamente 360 mil mudas de grama Tífton 85, alocadas em 1,8 mil bandejas para a implantação de um hectare por propriedade. As entregas acontecem conforme a ordem de inscrição no Programa. Cada produtor beneficiado tem como subsídio um auxílio financeiro de até R$ 2.000,00, a fundo perdido, além de quatro horas/máquina gratuitas, disponibilizadas pelo Programa. 

?Em contrapartida, as famílias são responsáveis por participar dos cursos de formação, promovidos pela Instituição, que envolvem o Projeto de Assistência Técnica para o Desenvolvimento de Sistemas de Produção de Leite da Agricultura Familiar (SisLeite), e apresentar notas fiscais de insumos, conforme o recomendado em análise de solo?, explicou o técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, Renato Kreitmaier.

Segundo relatos da equipe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, o Programa Municipal está superando as expectativas, com propriedades que chegaram a aumentar em 100% a produtividade, passando da média de dez para 20 litros/vaca/dia, com o mesmo número de animais. ?É gratificante ver que o Programa está de acordo com o planejamento e os resultados estão aparecendo para as famílias envolvidas?, salientou o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Luciano Schievenin.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.