CI

Ações qualificam piscicultura em Novo Xingu

Sequência de ações culminou com a realização do Jantar do Peixe, na sexta-feira (18/05)


Para fomentar a atividade da piscicultura no município de Novo Xingu, a Emater/RS-Ascar e a Prefeitura vêm desenvolvendo inúmeras ações de estímulo e qualificação aos produtores. Na última semana, uma capacitação em despesca e filetagem, com preparo de receitas à base de peixe, reuniu produtores do município interessados em diversificar a atividade. A sequência de ações culminou com a realização do Jantar do Peixe, na sexta-feira (18/05).

?Realizamos a capacitação sobre processamento e aproveitamento de peixe aos piscicultores do município, em decorrência do crescimento da atividade nos últimos anos, especialmente entre os agricultores que reconhecem a importância do consumo da carne de peixe e buscam oferecer um produto de qualidade aos consumidores locais, o que lhes proporciona renda extra e diversificação da alimentação?, comentou a extensionista social da Emater/RS-Ascar, Elaine Pereira. 

A capacitação da despesca e filetagem foi realizada na localidade da Linha Xingu Alto e foi ministrada pelo técnico em Agropecuária da Emater/RS-Ascar de Novo Barreiro, Larri Lui. Na ocasião, foram ensinados os métodos adequados de abate, desde a despesca, depuração, desensibilização, sangria, até a retirada dos filés por meio da filetagem.

A segunda parte da capacitação envolveu a elaboração de pratos à base de peixe e foi coordenada pela extensionista social da Emater/RS-Ascar, Cinara Martins. Os participantes receberam orientações sobre o preparo de receitas de peixe grelhado doce e salgado, lasanha, torta fria, diversos molhos, além da preparação do sal temperado com condimentos naturais, que foi utilizado na elaboração das receitas.

As atividades encerraram com o Jantar do Peixe, evento promovido tradicionalmente pela Prefeitura de Novo Xingu e Emater/RS-Ascar. No jantar foram servidos os pratos elaborados durante a capacitação, acompanhados de saladas e outros alimentos típicas locais. O evento foi realizado no Pavilhão da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana e contou com a participação de cerca de 500 pessoas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.