CI

Produção de morango é tema de curso realizado em Pantano Grande

Um grupo de 12 agricultores do município de Pantano Grande participou na semana passada (05/03) de curso sobre produção de morango


Foto: Marcel Oliveira

Um grupo de 12 agricultores do município de Pantano Grande participou na semana passada (05/03) de curso sobre produção de morango. O curso, ministrado pelos extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar, em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), é voltado à produção de morangos no solo, em túneis baixos, e será dividido em três módulos.

A capacitação foi composta por atividades teóricas e práticas. No período da manhã, na Casa do Agricultor, foram abordados os temas dos princípios básicos para a produção orgânica de morangos, o preparo do solo e nutrição, adubação do morangueiro (incluindo a adubação de base, calagem, adubação foliar e fertirrigação), princípios básicos de fisiologia do morangueiro, irrigação para o morangueiro, preparo da área e plantio (canteiros, túneis, mulching), a importância do uso de polinizadores (abelhas mirins e abelha sb), espaçamento e preparo e qualidade das mudas.

No período da tarde o grupo se deslocou para a propriedade das agricultoras Simone e Jaqueline Gades, na localidade de Divisa. Na oportunidade, foi realizada a construção de canteiros, adubação, colocação de irrigação e do mulching e plantio de mudas.

Os agricultores fazem parte do Programa Municipal de Fomento à Produção de Morango Orgânico, da Prefeitura de Pantano Grande, que inclui a distribuição de mudas e materiais para a infraestrutura. O grupo deve participar ainda de mais dois módulos do curso, nos quais serão abordados temas como produção de biofertilizantes e normas para certificação orgânica, controle ecológico de pragas e doenças e manejo da cultura. Os módulos devem ser realizados nos meses de abril e julho, além de diversas oficinas no decorrer do ano.

A extensionista rural Agropecuária da Emater/RS-Ascar, Fernanda Fagundes, destaca que o programa visa possibilitar mais alternativas para Agricultura Familiar do município. ?Já temos um trabalho com a produção de morango nessa propriedade, onde foi realizada a capacitação, que gerou bons resultados e teve uma boa aceitação e repercussão no município. Então, a prefeitura fez o programa para incentivar esses produtores por meio do aporte financeiro, sendo que eles devem devolver 60% do valor de forma parcelada. Além disso, o município estar localizado às margens da BR-290 e da BR- 471, o que facilita a comercialização, inclusive no comércio local?, avalia.

O extensionista rural Agropecuário, Vivairo Zago, explica que a produção de morangos constitui uma importante fonte de renda para as famílias participantes do projeto. ?Essa atividade se adequa muito bem em propriedades de áreas menores e, em sua maioria, é administrada por mulheres?, pondera. Segundo ele, mil mudas de morango produzem cerca de 700kg da fruta. ?A média de preço está em torno dos R$15,00 o quilo, o que resulta em uma renda anual superior a R$ 10mil?, conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.