CI

Custos de produção em outubro foram menores, mas preços recebidos também tem deflação

Custos caem, mas preços recebidos por produtores têm nova queda em outubro


Foto: Canva

O mês de outubro encerrou com queda nos custos de produção, mas com os produtores recebendo menos do que no mês de setembro, segundo o relatório divulgado pela equipe econômica da Farsul nesta quarta-feira (03/12).

O Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP) registrou queda de 0,22% em relação a setembro. Essa queda foi puxada pela diminuição dos custos com fertilizantes e irrigação. Mesmo com a alta do câmbio, houve deflação no preço internacional do primeiro item. Isso acabou por estimular a exportação e diminuir o custo doméstico do produtor. A queda na irrigação é um reflexo de menor consumo e menor preço do diesel.

Já do outro lado da balança, o Índice de Inflação dos Preços Recebidos pelos Produtores Rurais (IIPR) registrou deflação, de 2% na comparação com o mês passado, que já havia tido forte retração. Os destaques foram o trigo (-9,1%), reflexo da intensificação da colheita; o arroz (-8,8%), influenciado pelo avanço do plantio e perspectiva de clima favorável e o leite (-3,7%), impactado pela oferta elevada.

Nos últimos 12 meses, o IIPR apresenta uma deflação de 14,37%, um índice descolado do IPCA Alimentos (que tem alta de 5,5% no período), um sinal de que a inflação está acontecendo em outros pontos da cadeia produtora.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7