CI

Reunião técnica sobre Apicultura é realizada em Passa Sete

Agricultores de Passa Sete participaram na última sexta?feira (03/04), na Câmara de Vereadores, de uma reunião técnica sobre Apicultura


Agricultores de Passa Sete participaram na última sexta?feira (03/04), na Câmara de Vereadores, de uma reunião técnica sobre Apicultura. Na oportunidade os 23 agricultores presentes, sendo que destes alguns já trabalham e outros com interesse em investir na atividade, puderam acompanhar a palestra ministrada pelo assistente técnico regional da área de Produção Vegetal da Emater/RS-Ascar, Vivairo Zago, que abordou o tema "Manejo eficiente das colmeias para produção de mel".

Zago destacou os diferentes manejos que devem ser realizados durante o ano, com vistas a aumentar o enxame e mantê-lo saudável. Entre eles a substituição dos favos do ninho, o controle da temperatura da colmeia que deve ser em torno de 34º a 35ºC, prevenção contra inimigos naturais como as formigas e a divisão e formação de enxames. 

O técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, Anderson Mateus da Silva, comenta que em Passa Sete cerca de dez produtores já comercializaram mel no ano de 2019. Ele ressalta que a Instituição atua na assistência técnica aos apicultores desde a construção das caixas e orientações sobre as colmeias até o beneficiamento e extração do mel. "É indispensável que o produtor procure capacitação para realizar um bom manejo de colmeias e tenha cuidado com os predadores. Fornecer alimentação nos períodos de escassez de alimentos também é fundamental para manter uma boa população de enxame, obtendo assim uma boa produção de mel tanto para o autoconsumo como para a comercialização", explica. 

O extensionista ainda destaca que a apicultura representa uma boa opção alimentar, pois o mel ajuda a fortalecer o sistema imunológico, favorece o metabolismo e é fonte de proteínas e minerais importantes para a nutrição do organismo humano. "Além disso, também representa uma alternativa de diversificação da renda das famílias e valoriza a agricultura familiar e a produção local", conclui Silva.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.