CI

I Ciclo de Palestras em Ciência do Solo: evento explora desafios e oportunidades para futuro sustentável

O evento ofereceu uma oportunidade única de aprendizado e interação, promovendo uma compreensão mais profunda sobre o solo e seu papel


Foto: Franquiéle Bonilha da Silva

Nos dias 22 e 23 de novembro de 2023, a FAGRO-UFRGS, localizada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, foi palco do I Ciclo de Palestras em Ciência do Solo, proporcionando uma imersão inigualável no fascinante universo da Ciência do Solo. O evento oferece oportunidade única de aprendizado e interação, promovendo uma compreensão mais profunda sobre o solo e seu papel. 

Destacando a relevância dos solos em nossas vidas, os palestrantes exploraram os desafios e as oportunidades que o solo apresenta para um futuro sustentável. Quatro pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul  (UFRGS) lideraram o evento, representando áreas especializadas e compartilhando descobertas e experiências para enriquecer o conhecimento dos participantes.

O Vice-Diretor Paulo Vitor Dutra de Souza, o Chefe do Departamento de Solos, Elvio Giasson e o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo, Tales Tiecher marcaram presença na cerimônia de abertura, ressaltando a importância do evento para a comunidade acadêmica.

Durante a manhã, a discussão girou em torno da "Composição da Matéria Orgânica em Diferentes Biomas". A professora e pesquisadora Débora Pinheiro Dick, a pesquisadora Itauane Oliveira, agrônoma e doutoranda em Ciência do Solo, e a pesquisadora Dyessica Santos, zootecnista e mestranda em Ciência do Solo, destacaram a influência das condições climáticas e das diferentes classes de solo na dinâmica da matéria orgânica do solo.

Itauane Oliveira compartilhou dados preocupantes sobre o Bioma Amazônico, destacando que nos últimos 38 anos, 12% da área foi perdido devido ao desmatamento, sendo 68% destinados à agricultura e pecuária. A pesquisa conduzida pelo grupo mostrou que a conversão de áreas de florestas em pastagens pode impactar os estoques de carbono do solo, ressaltando a importância do manejo adequado para evitar degradação.

Uma das pesquisas conduzidas pelo grupo mostrou dados importantes sobre o comportamento da matéria orgânica no bioma Amazônico: a conversão de áreas de florestas em áreas de pastagem pode aumentar ou pelo menos manter os estoques de carbono do solo nos horizontes superficiais do solo. De acordo com dados da pesquisa, ocorre uma substituição da matéria orgânica que foi originada pelas florestas, por uma matéria orgânica “nova”, originária das pastagens. 

Vale salientar que a informação é de extremate relevância, ainda assim, é importante lembrar que, para não ocorrer a degradação dessa matéria orgânica, a área deve ser mantida sob bom manejo. Caso a área seja abandonada, rapidamente perderá esses estoques de carbono, já que essa matéria orgânica originária das pastagens é mais facilmente degradável pela sua composição química, logo é mais vulnerável a perdas.

O Ciclo de Palestras encerra na quinta-feira (23.11)

A consultora agronômica do Portal Agrolink, Franquiéle Bonilha da Silva acompanhou o evento.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.