CI

Agricultores de Santa Clara do Sul recebem certificados de produção orgânica

Agricultores receberam documento que certifica as suas propriedades como de produção orgânica


Treze dos 30 agricultores que integram o Programa Santa Clara Mais Saudável receberam nesta quarta-feira (09/01) o documento que certifica as suas propriedades como de produção orgânica. O ato, acompanhado pelo prefeito de Santa Clara do Sul, Paulo Kohlrausch, pelo secretário de Infraestrutura Edson Mallmann, e por representantes da Emater/RS-Ascar e do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa), foi realizado no auditório da Prefeitura. Os certificados, concedidos pela Rede Agroecologia EcoVida, permitem aos produtores a adoção de um selo máximo de qualidade.

Lançada em junho de 2017, a política pública busca tornar o município uma referência em Agroecologia. ?A intenção é promover a saúde e a qualidade de vida de forma sustentável, com geração de renda e respeito ao meio ambiente?, destacou Kohlrausch. Desde o início, o programa contou com uma série de capacitações, oficinas, reuniões e dias de campo com temas diversos relacionados à produção de base ecológica. ?Nesse período foram centenas de visitas técnicas, com acompanhamento contínuo e sistemático?, salienta o extensionista da Emater/RS-Ascar, Ivan Bonjorno.

Já o extensionista da Emater/RS-Ascar, Luiz Bernardi, observa o fato de o Santa Clara Mais Saudável envolver toda a cadeia produtiva da alimentação saudável, desde o preparo do solo, passando pelos tipos de adubação e pelo controle ecológico de pragas e doenças, até chegar aos canais de comercialização e aos consumidores, que também são mobilizados para o tema. ?Não é por acaso que, desde o último mês de agosto, o município já conta com uma feira de produtores ecologistas, com grande diversidade, boa qualidade dos alimentos e uma ótima resposta do público?, garante Bernardi.

Para o técnico do Capa, Augusto Webber, o sucesso do programa se dá justamente pelo trabalho em parceria entre o poder público e os agricultores. ?Não por acaso, alguns produtores serão convidados a integrar a comissão de ética do processo de certificação de outras regiões?, observa

Com o objetivo de também estimular a educação alimentar, Kohlrausch adiantou, durante o encontro, que o tema da próxima SantaFlor, a ser realizada em setembro, será a produção de base ecológica. ?Pretendemos promover palestras, cursos e workshops, difundindo o conceito de sustentabilidade?, finaliza.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.