CI

Emater/RS-Ascar e Embrapa discutem suinocultura em Santa Rosa

Grupo realizou visitas a propriedades de Boa Vista do Buricá e Nova Candelária, onde observaram in loco fatores que embasaram a discussão


Extensionistas de 10 municípios da região de Santa Rosa, assistentes técnicos regionais e supervisores da Emater/RS-Ascar participaram de discussão técnica com pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves de Concórdia (SC) e com o assistente técnico estadual da Emater/RS-Ascar, na área de suinocultura, Henrique Bartles, na última quarta-feira (18/03), em Santa Rosa. No dia anterior, o grupo realizou visitas a propriedades de Boa Vista do Buricá e Nova Candelária, onde observaram in loco fatores que embasaram a discussão. 

Na oportunidade, o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Ademir Renato Nedel, destacou a importância de estabelecer parcerias e estratégias sendo fundamental apoiar o trabalho com suinocultura em nossa região, sendo ela uma das principais atividades econômicas locais, aliada ao leite, milho e soja. "Não podemos deixar de lado uma importante geradora de renda para o produtor, é a renda que faz com que as pessoas permaneçam no campo e contribui para que a sucessão aconteça", comentou Nedel.

Já o chefe adjunto de transferência de tecnologias da Embrapa Suínos e Aves, Marcelo Miele, ressaltou a parceria com a Emater/RS-Ascar para aproximar o que é produzido pela pesquisa das práticas a campo. Também abordou custos de produção e uso de ferramentas simplificadas, apresentando indicadores de gestão e técnicos. 

O encontro acontece em um contexto de construção de uma nova proposta de cooperação técnica para capacitação, transferência de tecnologia e intercâmbio de conhecimentos em suinocultura e avicultura, firmado entre a Embrapa Suínos e Aves de Concórdia (SC) e a Emater/RS-Ascar. 

O plano de trabalho para a região de Santa Rosa compreende o manejo de água e dejetos suínos, produção de suínos em família (sem uso preventivo de antimicrobiano e criação dentro dos preceitos de bem-estar animal) e os biodigestores como fonte de aproveitamento do potencial de geração de energia existente nas propriedades de suinocultura. Também se pretende enfocar com extensionistas e produtores aspectos relativos ao custo de produção. 

As informações devem ser validadas por meio de unidades de referência tecnológica (URT?s) instaladas em propriedades rurais dos municípios de Nova Candelária, Boa Vista do Buricá e Santo Cristo, neste último caso, integrado ao abatedouro de suínos da Cooperativa da Agricultura Familiar (Coopasc). 

Entre os participantes do evento, estiveram o assistente técnico regional (ATR) da Emater/RS-Ascar, de produção animal, na região de Santa Rosa, Ivar Kreutz, os supervisores Ancila Altmann e Flávio Fagonde, o ATR de Lajeado, João Alfredo de Oliveira Sampaio, o ATR de Frederico Westphalen Valdir Sangaletti e o analista da Embrapa, Evandro Barros. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.