CI

Cultivo do amendoim e da batata-doce são destaques em Dia de Campo

Evento reuniu produtores de São José das Missões e outros cinco municípios vizinhos


Para fomentar e qualificar o cultivo do amendoim e de outras culturas no município de São José das Missões, a Emater/RS-Ascar, Prefeitura e Cresol promoveram, nesta quinta-feira (11/04), o Dia de Campo do Amendoim e da Diversificação. O evento reuniu produtores de São José das Missões e outros cinco municípios vizinhos, interessados na cultura do amendoim e outros cultivos para diversificação das atividades na propriedade rural.

A primeira parte da programação foi realizada no salão da comunidade luterana. Duas palestras foram ministradas no local. A engenheira agrônoma e analista da Embrapa Clima Temperado, Andrea Denise Noronha, tratou sobre cultivares de batata-doce biofortificadas como alternativa de diversificação. Ela explicou os cuidados de manejo que o produtor deve ter para garantir o máximo do potencial produtivo da planta. 

Com exemplos de alguns municípios do Estado, que vêm realizando o beneficiamento da batata-doce, a engenheira agrônoma mostrou algumas das formas de agregação de valor. É grande a variação de produtos que pode ser desenvolvida utilizando a batata-doce como matéria prima. São José das Missões tem muito potencial para desenvolver essa atividade. "Estamos levando conhecimento e informação aos produtores para aproveitar o potencial de solo e clima da região para a produção dessas culturas", comentou o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Mairo Piovesan.

A cadeia produtiva do amendoim e o nivelamento técnico sobre a cultura foram assuntos abordados pelo pesquisador da Embrapa, José Ernani Schwengber. Segundo dados apresentados no evento, o RS está na sétima posição no ranking dos estados brasileiros produtores de amendoim. A baixa produtividade e a falta de cultivares selecionadas e indicadas para o Estado são fatores que contribuem para os baixos rendimentos. As pequenas áreas de cultivo, que predomina na agricultura familiar, estão bastante distribuídas pelo Estado, poucos são os municípios com expressão na cultura. Em contrapartida, o pesquisador da Embrapa salientou o grande potencial que a cultura do amendoim tem no Brasil. Segundo ele, das 80 espécies do Gênero Arachis existentes, 64 estão em solo brasileiro. E destas, 47 só existem no Brasil.

Em São José das Missões, o cultivo do amendoim vem sendo fomentado entre as famílias do meio rural como alternativa de diversificação de alimentos e de geração de renda. "Essa cultura tem ganhado cada vez mais destaque aqui no município. Os produtores estão apostando na atividade, pela rentabilidade da cultura. Além disso, o município também está investindo nesse setor e já adquiriu uma máquina que faz a despenca do amendoim, para auxiliar os produtores, contribuindo com a diminuição da penosidade, visando o aumento da produção e, consequentemente, da renda das famílias", informou o agrônomo da Emater/RS-Ascar. No município de São José das Missões são destinados 20 hectares para a produção do amendoim, envolvendo o trabalho de 25 produtores. Para algumas famílias, o amendoim é a atividade principal da propriedade.

A programação do Dia de Campo teve continuidade na propriedade da família Quadros, localizada na Linha Manjolo. Três estações foram organizadas, apresentando temas envolvendo o manejo, cultivo e comercialização do amendoim, além da gestão das atividades na propriedade rural. Os produtores receberam informações referentes à colheita, regulagem de máquinas e a avaliação das cultivares do experimento de amendoim.

Lideranças prestigiaram o evento, como o prefeito em exercício de São José das Missões, Nelson Ribeiro da Conceição, o gerente adjunto do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Mario Coelho da Silva, e o representante da Cresol, Lucas Garzão.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.