CI

Seapdr vistoria construção de açudes pelo Segunda Água em São Lourenço do Sul

Em 2019, a Seapdr concluiu a construção de 302 microaçudes na região Sul e 56 no Vale do Rio Pardo


Foto: Emater/RS

Município prestes a decretar situação de emergência por causa da estiagem, São Lourenço do Sul acompanha, desde o final de 2019, as obras de construção de microaçudes que vão beneficiar produtores locais, por meio do programa Segunda Água, da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

Na quarta-feira (15/01), equipes técnicas da Seapdr e da Emater/RS-Ascar estiveram em São Lourenço do Sul para vistoriar os sete açudes já concluídos e encaminhar a continuidade das obras. São 39 açudes previstos para o município.

"As vistorias são contínuas e têm como objetivo, além de verificação do serviço prestado para ateste e pagamento, fazer o acompanhamento junto à empresa e técnicos da Emater para orientação e padronização da qualidade dos açudes. Também temos contato com os beneficiários, para receber o retorno das famílias quanto à satisfação e os resultados das atividades", explica o engenheiro agrônomo Jonas Wesz, responsável pelo Segunda Água;

O Programa Segunda Água é fruto de convênio firmado entre o Estado e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), com objetivo de garantir acesso à água para produção no meio rural às famílias em situação de vulnerabilidade social. No Rio Grande do Sul, serão beneficiadas 2,7 mil famílias de 69 municípios gaúchos, com investimentos de R$ 26,2 milhões. Até o momento, já foram aplicados mais de R$ 10 milhões.

Em 2019, a Seapdr concluiu a construção de 302 microaçudes na região Sul e 56 no Vale do Rio Pardo, regiões que hoje estão entre as mais atingidas pela estiagem.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.