CI

Silício pode proteger milho RR do glifosato

Estudo dá continuidade a pesquisas anteriores sobre o tema


Estudo dá continuidade a pesquisas anteriores sobre o tema Estudo dá continuidade a pesquisas anteriores sobre o tema - Foto: Pixabay

A Universidade de Rio Verde (UniRV) iniciou um projeto de iniciação científica voltado ao estudo do uso de Silício na redução dos danos causados pelo herbicida glifosato em plantas de milho RR, conforme explica Renan Souza Silva, Doutor em Fisiologia Vegetal. O objetivo é compreender como o Silício pode atenuar os efeitos fitotóxicos do herbicida, contribuindo para um melhor desempenho fisiológico das plantas e maior produtividade.

O estudo dá continuidade a pesquisas anteriores sobre o tema, como o Trabalho de Conclusão de Curso da aluna Emanuelle Stoco, do IF Goiano, que apresentou resultados promissores na mitigação dos efeitos do glifosato em algodão RR Flex por meio do uso de um mix de aminoácidos. Essas investigações reforçam a importância de compreender as interações entre herbicidas e fisiologia vegetal, evidenciando o potencial do silício como aliado na proteção das culturas.

Além de gerar conhecimento fundamental, a pesquisa busca subsidiar práticas de manejo de plantas daninhas mais eficientes, seguras e sustentáveis, alinhadas às necessidades da agricultura moderna. Espera-se que os resultados orientem estratégias que aumentem a tolerância das plantas a estresses químicos, favorecendo produtividade e sustentabilidade no campo.

A UniRV também destaca o interesse em parcerias com outras instituições para o desenvolvimento de pesquisas conjuntas, promovendo intercâmbio de conhecimento e formação científica na área de fisiologia vegetal e manejo químico de culturas agrícolas, fortalecendo a inovação e o avanço científico no setor.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.