CI

Dia de Campo reúne agricultores em São Vendelino

Dia de Campo reuniu agricultores e técnicos com o objetivo de discutir temas relacionados ao cultivo do milho e as tecnologias de aplicação


Um Dia de Campo realizado na quarta-feira (13/02), na propriedade de Nelson Schneider (In Memorian), na chácara mantida pelo agricultor Cláudio Reuss, em São Vendelino, reuniu cerca de 30 agricultores e técnicos com o objetivo de discutir temas relacionados ao cultivo do milho e as tecnologias de aplicação de produtos fitossanitários. Na ocasião foram duas estações de trabalho. Em uma delas representantes da empresa Produsolo, parceira da atividade, apresentaram as características de seis variedades de milho da Brevant Sementes, plantadas na propriedade.

Na outra estação, o extensionista da Emater/RS-Ascar, Carlos Fries, demonstrou um conjunto de procedimentos que, quando adotados, garantem aos produtores uma melhoria na eficiência dos tratamentos fitossanitários. Isso reduz os custos de produção e também as contaminações humana e animal e ambiental. Entre estes procedimentos estão o uso de produtos conhecidos como adjuvantes, caso do espalhante adesivo e dos redutores de pH da calda de pulverização, cuja importância já vem sendo divulgada pela Emater/RS-Ascar.

Participante do evento, o jovem Maiquel Zimmer já colocou em prática os conhecimentos adquiridos durante a atividade, assim que chegou em casa. Ele elaborou um espalhante adesivo feito com a planta Figo-da-Índia, utilizando-se de receita que foi distribuída durante o encontro. "Tenho percebido que a maioria dos agricultores não estavam informados ou não percebiam a importância do uso dessas tecnologias e dos procedimentos para a adoção de um trato mais eficiente, mais barato", destacou a extensionista da Emater/RS-Ascar, Márcia Ruff. "Por isso justificou-se a abordagem do encontro, com a intenção de qualificar os processos", completou.

O evento contou com a presença de autoridades como o gerente adjunto da Emater/RS-Ascar, Carlos Lagemann e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Bom Princípio, Pedro Paulo Schmitz. A promoção foi da Emater/RS-Ascar, Comercial Agrícola Produsolo e Corteva Agriscience. O apoio foi do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar (PGSAF) ? operacionalizado pela Emater/RS-Ascar por meio de convênio com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.