CI

Ciclone se forma nesta terça-feira, 9

Ciclone altera previsão e intensifica chuvas no país


Foto: Canva

A formação de um novo ciclone deve alterar as condições do tempo em várias regiões do país entre terça-feira (9) e quarta-feira (10), segundo informações divulgadas pelo Meteored. O serviço meteorológico afirma que “o sistema provoca mudanças no tempo em regiões do Centro-Oeste e Sul do Brasil já no começo da semana”.

De acordo com o boletim, uma área de baixa pressão evolui para um ciclone entre terça e quarta-feira, favorecendo o retorno do corredor de umidade proveniente da Região Norte. O Meteored destaca que “há um aumento de vapor d’água na atmosfera que, aliado às temperaturas muito elevadas deste período do ano, contribui para o desenvolvimento de instabilidades”.

Ainda nesta segunda-feira (8), estão previstas chuvas de intensidade moderada a forte no Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Paraná, oeste de São Paulo e de Minas Gerais, além de pontos isolados de Santa Catarina. A partir de terça-feira (9), o deslocamento da baixa pressão intensifica as precipitações. “O Rio Grande do Sul, o oeste de Santa Catarina e do Paraná entram em alerta devido à forte intensidade das chuvas e às tempestades que virão acompanhadas de rajadas de vento e descargas elétricas”, informa o relatório.

Ao longo da manhã de terça, o risco de tempestades permanece elevado, com possibilidade de queda de granizo. À tarde, as chuvas se espalham, mantendo diversos estados em alerta, entre eles São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Capitais como Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Campo Grande e Cuiabá também permanecem sob atenção.

Na madrugada de quarta-feira (10), chuvas intensas devem atingir o interior do Rio Grande do Sul e pontos isolados do Triângulo Mineiro e de Mato Grosso do Sul. Conforme o Meteored, as precipitações tendem a perder força ao longo do dia, com instabilidade mais fraca em São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As chuvas mais fortes devem se concentrar no norte de Minas Gerais, ainda influenciado pela umidade amazônica.

Com o afastamento do ciclone em direção ao Atlântico, o tempo começa a estabilizar no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, embora o céu siga encoberto em parte das demais regiões afetadas.

Outra preocupação envolve as rajadas de vento previstas para quarta-feira (10). Segundo o informe, “ventos acima de 80 km/h” podem ocorrer no leste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Em áreas do interior paranaense e catarinense, as rajadas podem ultrapassar 100 km/h. O boletim alerta para que a população evite permanecer próximo a postes e árvores, buscando abrigo seguro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7