Clima favorável derruba preços do trigo no mercado global
Nos Estados Unidos, o outono mantém condições adequadas
Nos Estados Unidos, o outono mantém condições adequadas - Foto: Agrolink
As principais regiões produtoras de trigo no mundo atravessam um período de clima amplamente favorável, cenário que tem contribuído diretamente para a queda dos preços futuros do grão. Após anos marcados por eventos de La Niña prolongados, a recuperação das condições climáticas eliminou boa parte das limitações de produtividade. No Hemisfério Sul, a colheita avança em ambiente positivo, com destaque para Austrália, Brasil, África do Sul e Argentina, onde chuvas oportunas e ausência de geadas favoreceram rendimentos acima da média.
Na Austrália, estados como Nova Gales do Sul e Victoria registram safra quase ideal, enquanto a Argentina saiu de um longo período de seca e mostra bom potencial, apesar do risco de geadas tardias em Buenos Aires e La Pampa. Já no Hemisfério Norte, o ano começou irregular, mas houve melhora importante na Europa e no Canadá ao longo do segundo semestre, permitindo bom avanço do plantio de inverno.
França e região do Mar Negro, inicialmente afetadas por seca, receberam chuvas recentes que aliviaram as preocupações, especialmente na Ucrânia e no sul da Rússia. A Índia também vive momento positivo, com forte umidade no solo ao fim das monções e ótimas perspectivas para a safra de inverno. Apenas a China enfrentou excesso de chuvas no plantio, mas a estabilização recente do clima reduz parte do risco.
Nos Estados Unidos, o outono mantém condições adequadas, e a influência limitada da La Niña deve permitir bom estabelecimento das lavouras. Diante de grande oferta global e demanda enfraquecida, a tendência é de continuidade da pressão baixista sobre os preços até a primavera de 2026. As informações são do world-grain.com.