CI

Aliança científica promete acelerar manejo do greening

Citricultura brasileira passará a contar com uma união estratégica


Foto: David Bartels, USDA

Área importante do agronegócio internacional, a citricultura brasileira passará a contar com uma união estratégica a partir do estabelecimento do CPA-Citros (Centro de Pesquisa Aplicada em Inovação e Sustentabilidade da Citricultura). O novo centro, com sede na Esalq, é fruto do convênio que engloba esforços da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), do Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura) e da Fapesp(Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) no combate às doenças da citricultura. No Total, o acordo que será assinado no próximo dia 12 na Esalq em Piracicaba/SP,prevê aporte de R$ 90 milhões nos próximos 5 anos. A principal linha de trabalho do CPA-Citros será promover a formação de novos grupos de pesquisa e consolidar outros já estabelecidos, visando o controle do greening,particularmente nas áreas de conhecimento ainda não cobertas atualmente.

“O greening exige esse esforço institucional e científico pela sua capacidade de impactar negativamente a produtividade dos pomares, colocando em risco a sustentabilidade de uma cadeia produtiva. O CPA-Citros foi concebido para descobrir caminhos e, muito em breve, oferecer respostas ao manejo mais eficaz da doença. Nosso trabalho terá o foco de atender essa demanda tão importante para minimizar o impacto nas safras”, reforça a pesquisadora Lilian Amorim,pesquisadora da Esalq/USP e diretora do CPA-Citros. 

Para o diretor-executivo do Fundecitrus, Juliano Ayres, o CPA Citros representa uma conquista construída de forma coletiva e representa um avanço estratégico para a citricultura.  “O centro materializa a união de esforços em torno de um objetivo comum: o fortalecimento sustentável da citricultura paulista. A iniciativa reforça o compromisso do setor com o enfrentamento do greening e com o desenvolvimento de soluções que assegurem a viabilidade econômica e fitossanitária da atividade no futuro”, afirma Ayres. 

Atuação

As principais linhas de pesquisa acadêmica do CPA-Citros envolvem o entendimento das interações patógeno-planta-vetor, com ênfase na histopatologia, fisiologia e metabolismo do hospedeiro (citros), genética da interação planta-patógeno-hospedeiro e consequências das mudanças climáticas. As pesquisas englobam o manejo do greening, com ênfase em resistência genética do hospedeiro e em medidas de controle químico, biológico, físico e cultural da bactéria e de seu vetor. Outra linha aplicada de pesquisa, voltada à mitigação de danos e aumento da produção,dará ênfase ao sistema de produção, nutrição das plantas e redução dos danos,avaliação de perdas, risco de ocorrência da doença e análise econômica das medidas de manejo e seus impactos. No futuro, pesquisas com outros aspectos da cultura poderão ser desenvolvidas.

Além da Esalq e do Fundecitrus, o CPA-Citros contará com pesquisadores de outras unidades da USP (Cena, FZEA, FCFRP), UFSCar, Unicamp, Instituto Biológico,Unesp, IAC e Embrapa. Pesquisadores de instituições estrangeiras, como Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento -Cirad (França), Conselho Superior de Pesquisas Científicas-CSIC (Espanha),Instituto Andaluz de Pesquisa e Formação Agrária, Pesqueira, Alimentar e da Produção Ecológica-Ifapa (Espanha), Universidade da Flórida (EUA), Universidade Da Califórnia (EUA), Departamento de Agricultura e Pesca, Governo de Queensland(Austrália), Universidade de Durham (Inglaterra), Universidade de Cambridge (Inglaterra),Universidade de Warwick (Inglaterra) e Universidade do Algarve (Portugal)também atuarão como colaboradores.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7