Ciclone extratropical trará chuvas fortes e frio no centro-sul
Outubro termina com frio e tempestades
Foto: Pixabay
De acordo com informações do Meteored, a formação de um ciclone extratropical e sua frente fria associada deve alterar o tempo no centro-sul do Brasil a partir de quarta-feira (29). O fenômeno trará tempestades com raios e fará as temperaturas caírem nos últimos dias de outubro.
Atualmente, um sistema frontal já provoca chuvas entre as regiões Sudeste e Centro-Oeste, com maior intensidade em São Paulo e Mato Grosso do Sul. “O sistema organiza a circulação de ventos e umidade de maneira que, ao longo da terça-feira (28), as chuvas continuem sendo observadas em São Paulo e Mato Grosso do Sul, mas também atinjam Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, sul de Minas Gerais e sul do Rio de Janeiro”, informou o boletim.
Na quarta-feira (29), o avanço de um cavado — região de baixa pressão atmosférica — deve dar origem a um novo ciclone extratropical, com centro na altura da Região Sul. A frente fria associada ao sistema afetará principalmente o Sudeste, intensificando a instabilidade climática.
O Meteored prevê que o sistema ajudará a formar pancadas de chuva e tempestades com raios sobre os estados do Sudeste e do Centro-Oeste ao longo da quinta-feira (30). As precipitações devem continuar até a sexta-feira (31), encerrando o mês com acumulados expressivos que podem variar entre 100 e 150 milímetros na porção central do país.
Além das chuvas, o ciclone impulsionará a entrada de uma massa de ar frio que avançará sobre grande parte do território nacional. “Ao longo da quarta-feira, a massa de ar frio avança por toda a região Sul e chega também a São Paulo e Mato Grosso do Sul”, destaca o informe. O fenômeno provocará queda expressiva nas temperaturas nesses estados e leve resfriamento em parte do Rio de Janeiro, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais.
A massa de ar frio permanecerá estacionária até a sexta-feira (31), o que deve manter as temperaturas abaixo da média. O boletim resume que, embora o frio não seja extremo, o mês de outubro terminará com temperaturas mais baixas e tempestades significativas no centro-sul do país.