CI

Dois polos do curso Técnico em Agronegócio são inaugurados em Santa Catarina

Alunos já começaram a estudar em Campo Alegre e Braço do Norte


Alunos já começaram a estudar em Campo Alegre e Braço do Norte

Ilio Carlos Pinto Junior de 38 anos é natural de Santos (SP). Formado em turismo, Junior foi o primeiro colocado na turma do curso Técnico em Agronegócio, no polo de Braço do Norte, que inaugurou no último fim de semana, na sede do Sindicato Rural do município. O interesse pelo agronegócio veio após o casamento com Kátia Cristina Zimermann Felisbino, natural de Rancho Queimado, atual município do casal.

Kátia é filha de agricultores, os pais produzem morango e criam gado leiteiro e há quatro anos Junior passou a se interessar pela atividade. “Meu desejo em participar do curso surgiu da vontade em investir na vocação dos meus sogros, buscar novos conhecimentos e técnicas de produção agropecuária e aliar isso à minha formação com o agronegócio e o turismo rural”, relatou Junior.

Para alcançar uma boa colocação fez cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa catarina (SENAR/SC)durante nove meses. Junior teve a maior nota da turma. “Apesar da distância escolhi Braço do Norte pela tradição do município e a forte atuação do Sindicato Rural”. Junior declarou estar empolgado com o curso e a expectativa é auxiliar no desenvolvimento do agronegócio de Rancho Queimado. “Quem sabe não possamos receber um polo do curso futuramente no nosso município. A intenção é agregar conhecimento e colaborar com a expansão da agropecuária da região”, finalizou.

Assim como Junior, Igor Elias Telma, de 25 anos, iniciou o curso Técnico em Agronegócio no polo que inaugurou em Campo Alegre, na região norte de Santa Catarina. Segundo Igor, a vontade em fazer o curso surgiu em uma pesquisa na internet. “Vi uma boa oportunidade para aprimorar meus conhecimentos, sem a necessidade de me deslocar a um grande centro”, relatou.
O jovem é formado em Engenharia Mecânica e acredita que se aliar ferramentas da engenharia com as do curso Técnico em Agronegócio será possível alcançar bons resultados. “Pretendo reunir informações e desenvolver atividades agrícolas na propriedade dos meus pais. Acredito que, com as informações e ferramentas certas, encontrarei caminhos para que eles consigam o sustento somente pela agricultura, como faziam muitos anos atrás. A intenção é gerar uma oportunidade de melhoria da qualidade de vida aos meus pais”, finalizou.

Desenvolvimento do Agronegocio 

O curso Técnico em Agronegócio tem como objetivo formar profissionais habilitados na aplicação dos procedimentos de gestão e de comercialização do agronegócio, visando os diferentes segmentos e cadeias produtivas da agropecuária brasileira. Ao todo são dois anos de curso, 20% da carga horária é presencial e os outros 80% é na modalidade a distância.

No último fim de semana o presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, e o superintentende do SENAR/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, estiveram presentes na inauguração dos polos presenciais de Campo Alegre e Braço do Norte, respectivamente. Santa Catarina chega a seis polos presenciais incluindo as unidades de São José, São Joaquim, Fraiburgo e Seara. “A intenção do sistema Faesc e Senar/SC é abrir novas turmas no próximo ano”, esclareceu Pedrozo. De acordo com o presidente, o curso formará novos profissionais que atuarão diretamente no desenvolvimento da agropecuária catarinense e colocarão o setor em destaque.

O superintentende do SENAR/SC ressaltou a importância de o homem do campo estar cada vez mais atualizado. “O conhecimento é primordial para o bom desempenho das propriedades rurais. Quanto maior for o aperfeiçoamento, mais o agronegócio estará em evidência. O curso Técnico em Agronegócio proporciona esse crescimento e aperfeiçoamento profissional”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.