CI

Pescado entra no cardápio do Pnae em Mafra (SC)

Programa é responsável por 30% da movimentação da cooperativa


A cidade de Mafra, Santa Catarina, apesar de distante 170 quilômetros do litoral, inseriu no cardápio das 30 escolas municipais em 2017 um alimento diferente até então. Os cerca de 6 mil alunos passaram a consumir postas do peixe cação, conforme previa a chamada pública do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), lançada pela Prefeitura e mapeada pelo Sistema Oportunidades de Compras Públicas da Sead em julho de 2017.

A complementação de pescado no cardápio alimentar foi possível graças ao fornecimento da Cooperativa Agropecuária Regional de Pequenos Produtores (Coarpa), sediada em Mafra. Ela venceu a chamada pública do Pnae e, neste 2º semestre de 2017, três pescadores artesanais, da cidade de Balneário Barra do Sul, vão comercializar 2,7 mil quilos de postas, no valor estimado em R$55 mil. 

Além de peixe, o edital prevê a compra de frutas, legumes, verduras, geleias e suco, sendo que a totalidade dos produtos será entregue pela Coarpa, da qual participam 119 cooperados da região. Wilson Kuiava, administrador da Cooperativa, explica que a entidade atua em 10 municípios do Plano Norte Catarinense e fala da importância do Pnae: “O Programa é responsável por 30% da movimentação da cooperativa”.

Kuiava informa que a Coarpa mantém constante diálogo com a Prefeitura de Mafra para adequar anualmente a produção de alimentos aos cardápios propostos e, assim, surgiu a possibilidade de aquisição de postas de peixe. “O Pnae valoriza o pequeno produtor e oferece para os alunos alimentos mais puros, com pouco agrotóxico, e uma alimentação de qualidade”, avalia.

Entre os benefícios da aquisição direta da agricultura familiar, Giovanna Kundlatsch, nutricionista da rede municipal, alia à qualidade dos produtos o desenvolvimento local. ”O resultado são produtos frescos, da nossa região, valorizando o que é nosso!”, pondera, acrescentando também a alimentação saudável servida nas escolas: o peixe tem menos gordura e é rico em vitamina D, ômega-6 e ômega-3.

Uma das escolas beneficiadas é a Gunther Werner, na qual estudam 280 crianças do ensino infantil. Rosângela Good, diretora da unidade, ressalta a satisfação de pais e alunos pela alimentação escolar ser variada e saudável. “Os produtos chegam ao colégio bem conservados, limpos e organizados”.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.