CI

Sítio Nossa Senhora Aparecida é destaque do Concurso de Carcaças

A novidade deste ano é que o Concurso de Carcaça do Verdi premiou novos produtores que enviaram lotes para participar da disputa


Foto: Eliane Dzyekanski

O sítio Nossa Senhora Aparecida, de Curitibanos (SC), se consagrou campeão entre os machos, feito conquistado por eles ano passado na categoria fêmeas. Nesta edição, a vitória veio com o lote 09, que teve peso médio de 295,05 kg e alcançou 88,88 pontos no Concurso de Carcaças do Frigorífico Verdi, realizado nesta sexta-feira (29/11), em Pouso Redondo (SC). A disputa, que está na 4ª edição, contou com nove propriedades da região e teve 183 animais levados ao abate. Para Cleiton Zager, o resultado é fruto do trabalho realizado ao longo dos anos dentro do sítio. “Genética e alimentação são o segredo para um bom acabamento da carcaça”, destaca o criador.

Ainda entre os machos, o segundo lugar ficou com o lote 11, do criador Roberto Natter, que obteve 84,09 pontos e peso médio de 296,047 kg. Na categoria fêmeas, o lote 12, também de Roberto Natter, conquistou o primeiro lugar da disputa com 69 pontos e peso médio de 226,2 kg. O lote 10, do criador George Thaler, ficou com a segunda posição com 68,25 pontos e peso médio de 237,52kg.

A novidade deste ano é que o Concurso de Carcaça do Verdi premiou novos produtores que enviaram lotes para participar da disputa. O criador Idair Marcos Vion foi agraciado com o Prêmio de Lote Principiante, com o lote 02, que obteve peso médio de 289,95 kg. O resultado, segundo a certificadora de carne Angus do Frigorífico Verdi, Gabriela de Menezes, foi acima da expectativa e demonstra a evolução do Estado na criação da raça Angus. Participaram do concurso os municípios catarinenses de Videira, Rio das Antas, São Bernardino, Herval d’Oeste, Curitibanos e Treze Tilias.

Para o presidente da Associação Brasileira de Angus, Nivaldo Dzyekanski, a prova ressaltou a qualidade dos animais no que se refere à genética, acabamento das carcaças e confinamento.  “Quem trabalha com o Angus no Brasil tem a certeza de ter animais com ótimo acabamento”. Na mesma linha, a gerente nacional do Programa Carne Angus Certificada, Ana Doralina Menezes, ressalta que esta edição do concurso teve lotes bastante padronizados. “Os animais abatidos eram extremamente jovens, pesados e bem acabados, mostrando todo o potencial da raça e tornando a disputa bastante acirrada com uma diferença de poucos pontos, principalmente entre as fêmeas”, frisa. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.